Saúde

44714

Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção ao tracoma na Vila São José

Parte do bairro será visitado aos sábados

OSVALDO CRUZ - A Secretaria Municipal de Saúde de Osvaldo Cruz e a Secretaria de Estado da Saúde realizam campanha de prevenção ao tracoma.

Esta é uma ação estratégica de vigilância concentrada em parte da Vila São José. O local foi escolhido pelo Estado mediante sorteio. As visitas às famílias, principalmente para crianças de 1 a 10 anos incompletos se dá através de visitas domiciliados aos sábados.

Segundo a enfermeira Camila Silva, da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz, o objetivo prevenir e identificar os casos e encaminhar as situações intradomiciliares para tratamento/acompanhamento.

A população deve ficar tranquila porque as visitas ocorrem somente aos sábados e os funcionários estão devidamente identificados. As visitas também se dão em equipe.

Tracoma

É uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis. Ocorre principalmente em crianças. O tratamento é fácil, mas se não for realizado, a inflamação pode prejudicar a visão, levando à cegueira.

A principal forma de prevenção é a lavagem frequente do rosto e das mãos. Recomenda-se não compartilhar lenços e toalhas. A transmissão pode ocorrer de pessoa para pessoa (direta) ou por meio de objetos, principalmente com o compartilhamento da cama entre crianças e adultos.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole