Saúde

28799

Saúde deve imunizar 7,6 mil garotas contra o HPV no Oeste Paulista

Vírus é contagioso e pode ser transmitido com uma única exposição. Imunização abrange, principalmente, meninas entre 9 e 11 anos

REGIONAL - Teve início nesta segunda-feira (9) a aplicação da vacina contra o papilomavírus humano (HPV). A expectativa da Secretaria de Estado da Saúde é que 7,6 mil garotas, entre 9 e 11 anos, sejam imunizadas na região de Presidente Prudente. A vacina também será oferecida para a população indígena feminina, entre 9 e 13 anos, e garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, com faixa etária entre 9 e 26 anos.

Para as meninas entre 9 e 11 anos e para o público feminino indígena com idades entre 9 e 13 anos, o esquema vacinal compreende mais duas doses aplicadas. A segunda dose em um intervalo de seis meses e de 60 meses (terceira) com relação à primeira tomada.

Já as garotas e mulheres portadoras do vírus HIV, com idade entre 9 e 26 anos, devem tomar mais duas doses num intervalo de dois meses e de seis meses com relação à primeira aplicação.

No Estado, a meta é imunizar, até o dia 31 deste mês, 762,1 mil crianças e adolescentes com idades entre 9 e 13 anos – incluindo público indígena – que respondem por 80% das meninas nesta faixa etária e 6,6 mil garotas e mulheres portadoras do vírus HIV entre 9 e 26 anos.

A vacina contra o HPV disponibilizada na campanha é fruto de uma parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) entre o Instituto Butantan e o laboratório farmacêutico MSD. A instituição iniciou em 2014 a primeira etapa de um processo de transferência de tecnologia que deve permitir, nos próximos anos, a autossuficiência brasileira na produção da vacina, com grande economia para os cofres públicos.

Sobre o HPV

O papilomavírus humano (HPV) é um vírus contagioso que pode ser transmitido com uma única exposição, por meio de contato direto com a pele ou mucosa infectada. Sua principal forma de transmissão pode ocorrer via relação sexual, mas também há contagio entre mãe e bebê durante a gravidez ou o parto, a chamada transmissão vertical.
Inicialmente assintomática, a infecção por HPV pode evoluir para lesões de pele e mucosas, em alguns casos também ocasiona o surgimento de verrugas genitais. Quando não tratada corretamente, essas lesões podem evoluir para um quadro de câncer genital, como o câncer de colo de útero, cuja doença tem como principais sintomas dores, corrimento ou sangramento vaginal.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole