Saúde

51378

Programa de vacinação Nacional do Ministério da Saúde será comandado por Médico Veterinário

MV. Laurício Monteiro Cruz tem mestrado em prevenção e controle de doenças.

BRASÍLIA - O ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, nomeou na sexta-feira (28) o Médico Veterinário Laurício Monteiro Cruz para comandar o Departamento de Imunizações e Doenças Transmissíveis, responsável por todo o programa nacional de vacinas.

Laurício é Médico Veterinário formado no Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste, em Goiás, e tem mestrado em prevenção e controle de doenças pela Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília.
 
De acordo com o seu currículo, disponível na internet, Cruz estava cotado na Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde do Governo do Distrito Federal e é especialista no controle de leishmaniose.
 
O departamento que será comandado por Cruz é responsável pela organização do calendário de vacinas do país, as campanhas nacionais e a distribuição dos medicamentos aos estados, assim como por acompanhar a cobertura vacinal.
 
Apesar do Programa Nacional de Imunizações ser considerado uma referência mundial, desde 2016 a cobertura vacinal no país não tem atingido as metas, nem mesmo nas vacinas infantis obrigatórias.
 
Dados do próprio Ministério da Saúde apontam que nenhuma das 10 vacinas obrigatórias para menores de dois anos atingiram as metas de cobertura em 2019. Entre elas, a poliomielite, que teve cobertura de apenas 82,1% das crianças. Considerada oficialmente erradica no Brasil desde 1994, a doença ainda exige vacinação porque o vírus ainda circula pelo mundo.
 
Procurado para dar informações sobre a nomeação, o Ministério da Saúde não respondeu até a publicação da reportagem.
 
 
 
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole