Saúde

31431

Outubro Rosa é lançado em OC

Mês terá divulgação e exames gratuitos

OSVALDO CRUZ - A Prefeitura de Osvaldo Cruz e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, deram início nesta quinta-feira, 1° de outubro, a campanha local do “Outubro Rosa”.

De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Osvaldo Cruz, Eliana Giacon Mazucato, diversas ações estão previstas para serem realizadas, ao longo do mês, com o foco na prevenção do Câncer de Mama.

Durante o mês de outubro estão previstas distribuições de materiais de prevenção ao câncer e agendamento de uma série de exames preventivos para mulheres.

Divulgação

Nos dias 10 e 24 de outubro (sábados), a cidade será dividida por pontos para que haja um trabalho de abordagem, onde serão distribuídas as fitas rosas [símbolo da campanha] e os panfletos com informações sobre o Câncer de Mama.

Os pontos serão: Supermercado Bandeiras (avenida Estados Unidos), Magazine Luiza (cruzamento Brasil/Roosevelt), Casa Aliança 2 (avenida Brasil) e Supermercado Vitória (avenida Presidente Roosevelt).

Além disso, os comerciantes podem estar participando das ações ao decorar as lojas ainda vender as camisas alusivas ao Outubro Rosa.

Além do trabalho de divulgação, haverá também exames gratuitos.

“No ano passado foram colhidos 291 exames de preventivos e 259 mamografia. Neste ano os exames acontecem nos dias 17 e 31 em todos os nossos PSFs e o Centro de Saúde, fazendo a coleta gratuita”, destacou a secretária de Saúde, Ivete Conca.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole