- Atualizado em 11:01

Saúde

49471

OC tem 80 suspeitos de dengue só nos primeiros 17 dias de 2020

Vigilância Epidemiológica alerta para possível epidemia que segue tendência do ano passado

OSVALDO CRUZ - A dengue em Osvaldo Cruz já atingiu 80 notificações de pessoas que podem ter a doença só nos primeiros 17 dias de 2020. Destes, 3 casos já vieram como positivos, mas os números podem ser ainda maiores. Em 2019 houve uma epidemia que durou o ano todo com 1141 doentes na cidade.

"A epidemia de 2019 não parou e 2020 a questão da dengue é grave. Sempre falamos ainda que há os casos subnotificados, onde os pacientes tem a dengue e não procuram os serviços de saúde. Então o problema pode ser ainda mais grave. A recomendação é que ao menor sintoma as pessoas devem fazer o exame", disse a enfermeira Camila Silva, da Vigilância Epidemiológica de Osvaldo Cruz.

A enfermeira alertou que apenas com a ajuda da população será possível o combate à doença. Eliminar os locais onde o mosquito procria é a principal atitude. "O mosquito gosta de água limpa e parada. Em Osvaldo Cruz os principais criadouros são vasos com plantas, bebedouros de animais, calhas e objetos espalhados pelos quintais", disse Camila Silva.

Alerta nacional

Nesta semana o Governo Federal emitiu um alerta de que 11 estados brasileiros poderão ter surto de dengue a partir de março deste ano. Todos os estados da região Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, são considerados de maior risco para doença.

O alerta acontece porque o tipo 2 do vírus da dengue voltou a circular no fim do ano de 2018, depois de 10 anos sob controle, e desde então, vem encontrando populações suscetíveis à doença.

Em 2019, o Brasil contabilizou 1.544.987 casos prováveis de dengue e 782 mortes, segundo dados preliminares do Ministério da Saúde. Os registros da doença aumentaram 488% na comparação com 2018.

O crescimento, de acordo com a pasta, foi atípico. Isso porque em 2017 e 2018 poucos casos haviam sido registrados, na comparação com 2015 e 2016.

Por que as pessoas pegam dengue mais de uma vez?

Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os 4 sorotipos, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente. O sorotipo 2 é o com potencial mais grave.

A situação pode piorar em breve porque as contaminações aumentam no verão, já que a estação quente e chuvosa é mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus.

Para tentar reduzir o número de casos de dengue no país, o Governo Federal iniciou uma campanha de mobilização em setembro do ano passado, antes do período de piora da incidência da doença.

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole