- Atualizado em 15:27

Saúde

52099

Morador reclama que Santa Casa quer mandar sua tia para casa, mas familiares temem por falta de condições de cuidar da paciente

Hospital pede que imprensa aguarda setor técnico para resposta

OSVALDO CRUZ - O morador de Osvaldo Cruz, Pedro Dourado, denunciou ao programa Rotativa no Ar da Rádio Clube e Califórnia FM que a Santa Casa quer que sua tia seja encaminhada para casa, mesmo com sondas e em estado de saúde delicado.

A alegação dos médicos seria evitar risco de contágio para a dona Germínia Xavier, a paciente.

"O problema é que minha tia está há mais ou menos 10 dias internada na Santa Casa. E agora está respirando com ajuda de aparelhos, usa sonda para urinar e outra para se alimentar. Agora, querem montar um espaço na casa desta minha tia com estes recursos, porém nós não estamos preparados para lidar com este tipo de cuidado", afirma Dourado.

O morador reforça que foi informado à família que funcionários do posto de saúde iriam ajudar nos cuidados da tia, porém o que preocupa os parentes são os finais de semana. "Caso ela tenha piora e precise de atendimento urgente? Como vamos fazer? Não temos dinheiro para pagar enfermeiras 24 horas por dia e aos finais de semana. Nossa preocupação é nossa tia morrer", diz Dourado.

O denunciante reforça que sua irmã tem 71 anos e hoje é quem cuida da tia. "E ela também não está mais dando conta. A médica diz que ela não pode permanecer no hospital por conta de uma possível infecção hospitalar. Acredito que isto esteja acontecendo porque ela está usando o SUS e não um plano de saúde particular", protesta seu Pedro Dourado.

O outro lado

O diretor administrativo da Santa Casa, Émerson Renato Bussola, informou que o caso foi encaminhado para a assistente social e para o diretor clínico do hospital e tão logo tenham um posicionamento claro da internação da paciente, bem como os setores da Saúde Municipal que deverão acompanhá-la iriam entrar em contato com a reportagem da Rádio Clube e Califórnia FM. Ainda não houve resposta técnica.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole