- Atualizado em 11:02

Saúde

37820

Ministério da Saúde inclui meninos na vacinação contra o HPV

Vacina está disponível em Osvaldo Cruz. Medida foi aprovada em 2016 e já está em vigor em todo o Brasil

Enfermeira administra vacina em adolescente; a partir de agora, meninos de 12 a 13 poderão receber vacina de HPV pelo SUS (Foto: CDC/Judy Schmidt) Enfermeira administra vacina em adolescente; a partir de agora, meninos de 12 a 13 poderão receber vacina de HPV pelo SUS (Foto: CDC/Judy Schmidt)

NACIONAL - Meninos de 12 a 13 anos já podem receber a vacina contra o vírus HPV pelo SUS em postos de vacinação de todo o Brasil, anunciou o Ministério da Saúde nesta terça-feira (3). A inclusão desse grupo tinha sido anunciada em outubro de 2016, mas só entrou em vigor agora, em janeiro de 2017.

Estudos feitos em outros países que já adotaram a vacinação de meninos mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Além disso, os próprios meninos serão beneficiados, já que a vacina protege contra câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais, problemas também relacionados ao vírus.

Brasil é sétimo país a incluir meninos

A vacinação contra HPV para meninos também é usada nos Estados Unidos, Austrália, Áustria, Israel, Porto Rico e Panamá. A inclusão dos meninos na vacinação contra HPV segue a recomendação de sociedades médicas brasileiras como a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a Sociedade Brasileira de Pediatria.

A faixa etária dos meninos que podem receber a vacina será ampliada gradualmente até 2020, quando ela estará disponível para meninos de 9 a 13 anos.

Outra mudança é que, a partir de 2017, meninas que chegaram aos 14 anos sem a vacina também poderão se vacinar. A vacinação também será estendida a homens que vivem com HIV entre 9 e 26 anos. Antes, só as mulheres com HIV desta faixa etária podiam se vacinar gratuitamente. No caso desse público, o esquema vacinal é de três doses.

Também entra em vigor agora a inclusão da vacina contra meningite C para meninos e meninas de 12 a 13 anos. Até 2020, a vacina deverá estar disponível a crianças de 9 a 13 anos. Hoje, essa imunização é oferecida apenas para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade. A meningite C é o subtipo mais frequente da doença, que é considerada grave e de rápida evolução.

Em Osvaldo Cruz

A Secretaria de Saúde de Osvaldo Cruz informa que a vacinação de adolescentes do sexo masculino de 12 e 13 anos de idade já podem procurar a Sala de Vacinas do Centro de Pediatria para vacinação contra HPV (Human Papiloma Vírus - doença sexualmente transmissível).

A vacinação ocorre dentro do calendário convencional, sem que com isso haja uma campanha específica.                       

A Secretaria de Saúde informa, ainda, que outra vacina que entrou no calendário do Ministério da Saúde a vacina contra a Meningite para adolescentes de 12 e 13 anos de idade.                       

A orientação é os jovens estejam acompanhados por pais ao procurarem o Centro de Pediatria, que funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 17h. Mais informações pelo telefone (18) 3528-1213.

Confira as mudanças da vacinação em 2017

HPV: como era antes?
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos

HPV: como é agora?
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 14 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para mulheres com HIV entre 9 e 26 anos
-2 doses com intervalo de 6 meses para meninos de 12 a 13 anos
-3 doses com intervalo de dois e seis meses para homens com HIV entre 9 e 26 anos

Meningite C: como era antes?
-3 doses para meninos e meninas aos 3, 5 e 12 meses de idade

Meningite C: como é agora?
-3 doses para meninos e meninas aos 3, 5 e 12 meses de idade
-Reforço para meninos e meninas de 12 a 13 anos

Entenda a vacina do HPV

O HPV é um vírus que pode causar câncer do colo do útero e verrugas genitais. Ele é altamente contagioso, e a sua transmissão acontece principalmente pelo contato sexual.

A vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Além da vacina, a prevenção contra esse tipo de câncer também continua envolvendo o exame Papanicolau, que identifica possíveis lesões precursoras do câncer que, tratadas precocemente, evitam o desenvolvimento da doença.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole