Saúde

40270

Maçonaria cede prédio para Prefeitura implantar Residência Terapêutica

Novo modelo de gestão é baseado na extinção de hospitais psiquiátricos

OSVALDO CRUZ - A Prefeitura de Osvaldo Cruz, através da Secretaria de Saúde e a Loja Macônica "Trabalho e Firmeza" completaram a parceria para cessão do prédio do antigo Albergue Noturno "Milton Calazans", próximo ao Cemitério Municipal, para o funcionamento da Residência Terapêutica.

A Loja Maçônica cedeu ao município o espaço por 10 anos e a Prefeitura fez as adequações e reformas no prédio. A inauguração foi na terça-feira, 18.

O novo modelo de terapia de pacientes com doenças mentais, estabelecido pelo Sistema Único de Saúde, fez com que o município abrisse a residência para receber doentes que antes eram assistidos no Instituto de Psiquiatria de Tupã.

A residência foi inicialmente implantada em 2015 em uma casa alugada na rua Engenheiro Kiefer, próximo da Prefeitura.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ivete Alves Conca, a equipe de trabalho é formada por  cuidadores e  técnicos em enfermagem para trabalho com os pacientes 24 horas por dia.

Novo modelo

De acordo com o prefeito Edmar Mazucato, os pacientes foram transferidos para Osvaldo Cruz, como prevê a Reforma Psiquiátrica Brasileira (Movimento Antimanicomial), do Ministério da Saúde, órgão do governo federal.

O prefeito esclareceu que, pela nova política, há a tendência de desospitalização de pacientes psiquiátricos e ao tratamento ambulatorial. "Com isso Osvaldo Cruz teve que implantar uma nova rede de atenção psicossocial, onde os pacientes psiquiátricos são feitos por Centros de Atenção Psicossociais (Caps) e residências terapêuticas, além de unidades municipais", disse Mazucato.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole