Saúde

37569

Lucélia, Parapuã e Salmourão se mobilizam no combate à dengue

Vistorias, mutirões, arrastões e palestras de orientação estão entre as ações realizadas pelos municípios no combate à dengue

Estado de São Paulo reduziu em 76% os números de casos de dengue. (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto) Estado de São Paulo reduziu em 76% os números de casos de dengue. (Foto: João Vinícius/Grupo Impacto)

LUCÉLIA - O estado de São Paulo reduziu em 76% os números de casos de dengue. Os dados foram divulgados na sexta-feira (2) – Dia Nacional de Combate ao Mosquito Aedes aegypti, pela Secretaria de Estado da Saúde.

Até 25 de novembro foram confirmados 159.969 casos da doença, contra 685.914 em 2015. Já o número de mortes caiu de 488 no último ano contra 94 este ano, queda de 80%.

A preocupação com o Aedes aegypti também mobilizou os municípios da microrregião de Adamantina. Vistorias, mutirões, arrastões e palestras de orientação estão entre as ações realizadas pelas cidades no combate, principalmente, à dengue, que refletiram em resultados positivos.

Salmourão

Sem nenhum caso em 2016, Salmourão se destaca pelas ações de combate à dengue. “É um trabalho incansável. Durante todo o ano foram realizados mutirões por toda a cidade, além de orientações para conscientizar a população sobre o seu papel no combate a doença. Se hoje não temos casos de dengue é devido ao empenho de toda a comunidade”, disse a secretária de Saúde, Angelina Guerino.

Neste sábado (10), as Agentes Comunitárias de Saúde realizam mais um mutirão que inclui varredura de focos do mosquito em imóveis públicos, privados e baldios, com eliminação de criadouros, remoção mecânica, tratamento químico (quando necessário), bem como a difusão de orientações à população.

Lucélia

Lucélia é outro município que apresentou queda nos casos de dengue. Dados da Prefeitura apontam que de janeiro a maio foram registrados 34 casos da doença. Já de junho a novembro, nenhuma ocorrência de dengue foi registrada. O trabalho também é focado na orientação e no combate a possíveis criadores do mosquito Aedes aegypti.

Também neste sábado (10), as Agentes Comunitárias de Saúde e funcionários do Departamento de Controle de Vetores realizam mobilização nos bairros Morada do Sol, Jardim das Flores, Residencial Santa Lúcia e Vila Rancharia, que receberão visitas de inspeção e eliminação de criadouros, das 9h às 14h. 

Parapuã

Outra mobilização para o combate a dengue teve início em Parapuã. A Prefeitura apresentou, no último dia 23, proposta de criação de um comitê para combate do Aedes aegypti na cidade. A intenção é organizar ações que envolvam o setor público e o privado incentivando a população a evitar a formação de criadouros do mosquito.

Na primeira reunião, realizada na Câmara Municipal, houve a indicação de membros que possivelmente venham a formalizar a composição com efetivação através do Decreto Municipal.

O comitê de combate ao Aedes é uma proposta do Ministério da Saúde, cabendo ao município o cumprimento de suas diretrizes.

“A Dengue é uma preocupação de todos os municípios brasileiros, cujos estão expostos as arboviroses cabendo a prevenção com medidas que promovam a mobilização da sociedade”, afirma a diretora de Saúde, Carla Dorigo.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole