- Atualizado em 20/03/2020 16:16

Saúde

49944

Limpeza de smartphones ajuda a evitar doenças

O celular pode, sim, ser um meio de transmissão do novo coronavírus.

NACIONAL - Cuidados básicos como higienização das mãos e dos equipamentos eletrônicos, constantemente manuseados, são verdadeiros aliados para a prevenção de doenças virais por contato, como a gripe e o coronavírus.

A compactação dos aparelhos eletrônicos, que hoje concentram tudo na palma da mão, faz com que, cada vez mais, as pessoas estejam constantemente conectadas e em contato direto com seus smathphoes e tabletes, sem perceberem o risco de contaminação apresentado por esses equipamentos.

De acordo com estudo de 2019 da União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas, mais da metade da população mundial está conectada à internet.

São 3,9 bilhões de pessoas (o equivalente a 51% da população mundial) com acesso à internet, ou seja, manuseando algum aparelho. Da cama para o banheiro, do escritório para a academia, do trânsito para a mesa de jantar, esses aparelhos parecem extensões do próprio corpo, e podem, muitas vezes, levar à proliferação de doenças infectocontagiosas, com grande potencial de multiplicação, como gripe, conjuntivite e até mesmo o novo coronavírus. Medidas básicas para evitar o contagio de doenças infectocontagiosas e sua proliferação devem ser adotadas.

Para o médico infectologista Caio Rosenthal, o celular pode, sim, ser um meio de transmissão do novo coronavírus, já que usamos os aparelhos com frequência e depois que tocamos em objetos como corrimãos, maçanetas.

Entre os cuidados mais importantes, estão, lavar as mãos com água e sabão e limpar adequadamente dispositivos eletrônicos.

O problema é que as telas sensíveis ao toque (touchscreen) dos aparelhos não são simplesmente vidro: elas contam com algumas tecnologias protetoras, como uma película oleofóbica, que permite manter o aparelho livre do óleo que nossas mãos geram normalmente.

Isso inclui ainda tablets e computadores com telas sensíveis ao toque. Esses equipamentos passam por processos químicos para garantir resistência e funcionamento do touchscreen.

Por causa disso, o uso de alguns produtos químicos, como cloro, água sanitária ou álcool líquido com alta concentração, podem danificar a tela do smartphone. Existem lenços específicos, que podem ser usados para limpeza dos celulares, mas eles não têm características capazes de destruir vírus e outros microorganismos.

Spoleta 205 (saúde) - 17/03/2020

O que é ideal:

  • Desligue o aparelho. É também necessário retirar a capa e desconectar cabos e acessórios;
  • Use álcool isopropílico com concentração 70%: ele é conhecido por quem trabalha com manutenção de eletrônicos porque sua composição tem pouca água, o que impede a oxidação das peças. Normalmente, o produto é vendido com uma concentração maior, de 98%. Álcool etílico nessa mesma concentração também pode ser usado. Não é recomendável jogar o produto direto sobre o aparelho ou submergir o smartphone. O ideal é colocar o produto em um pano apropriado, como descrito abaixo. De acordo com infectologistas, ambos os tipos de álcool são eficientes para matar a grande maioria dos vírus, inclusive o coronavírus;
  • Use somente panos macios, que não soltem fiapos: evite toalhas, lenços abrasivos, papel-toalha e itens parecidos. Recomenda-se usar um pano de microfibra, como os usados para limpar câmeras fotográficas;
  • Limpe a capinha: as capas de proteção são notórias por acumular sujeira. Se elas forem feitas de plástico, silicone, ou algum material semelhante, é possível usar água e sabão e deixar secar. Outros materiais, como couro, devem ser limpos com produtos apropriados.

O que NÃO fazer:

  • Não coloque nem borrife o aparelho com líquidos: mesmo o álcool, que evapora rapidamente, pode danificar partes sensíveis do aparelho, como as entradas de energia, de fone de ouvido ou os alto-falantes;
  • Não limpe o dispositivo enquanto ele estiver conectado à energia elétrica: Umidade e energia elétrica não combinam e é bom evitar riscos.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole