Saúde

41006

Hipertrofia muscular: estímulo e recuperação são fundamentais

Entenda o processo de crescimento muscular através de células

OSVALDO CRUZ - Muito se fala de hipertrofia muscular, mas muitas vezes sem levar em conta todos os aspectos envolvidos neste processo. Muito mais do que pensam, a hipertrofia é um processo complexo, envolvido por componentes de treino, descanso, hormônios, dieta e genética e para que você possa ter mais clareza deste processo criamos este artigo.

Nosso corpo é totalmente adaptável ao ambiente e para que ocorra um processo adaptativo, precisamos de estímulos externos e um cenário propício a adaptação. Falando especificamente da hipertrofia muscular, existe um processo, baseado em estímulo/recuperação, para que ela ocorra.

Um treino de musculação bem estruturado promove os estímulos que quebram a homeostase (equilíbrio) de nosso corpo, com uma alimentação adequada e um período de descanso os músculos se adaptam a este estímulo, através de um processo de aumento do tamanho das células musculares. Se um destes 3 elementos não estiver adequado, a hipertrofia não ocorre da forma adequada.

No entanto esses três elementos são bastante complexos e mudam de acordo com a individualidade de cada um. Por isso é importante destacar cinco aspectos fundamentais para que ocorra a hipertrofia muscular:

1. Periodização: 

Para que os estímulos sejam crescentes é necessário manter um processo adaptativo de forma segura e eficiente.

Além disso, com uma periodização bem estruturada será possível prever de que forma os melhores resultados serão alcançados.

Entretanto, a principal vantagem da periodização é o controle das cargas para que estas sejam aplicadas de forma inteligente e com uma progressão adequada.

 

2. Estrutura dos treinos: 

Para que a pessoa consiga os melhores resultados é preciso que o treino seja estruturado de forma correta.

Não existe uma regra geral, pois cada pessoa apresenta sua individualidade, que faz com que determinados movimentos sejam mais ou menos indicados. Além disso há ainda a questão dos movimentos multi e mono articulares, que precisam ser bem pensados dentro da estrutura de cada treino.

 

3. Divisão dos treinos: 

Além dos aspectos citados acima, ainda há a organização que será usada para dividir (ou não) os diferentes grupos musculares.

Aqui, um conhecimento apurado do treinador é fundamental para que ele possa eleger as combinações mais adequadas e assim integrar a intensidade e o volume de forma inteligente e conseguir potencializar os resultados.

 

4. Dieta adequada às suas necessidades:

A dieta para a hipertrofia, assim como o treino, precisa ser específica e dentro de suas necessidades que contemple cada fase da periodização.

Todos têm necessidades específicas e precisam de uma boa estrutura dietética para conseguir um processo hipertrófico melhorado. Além disso, uma boa dieta é pensada também sob a perspectiva hormonal, já que os alimentos interagem diretamente com os hormônios.

A dieta também deve ser pensada mediante sua rotina, na forma como você irá mantê-la. De nada adianta uma dieta que não é seguida!

 

5. Descanso adequado: 

Nada melhor do que uma boa noite de sono. Durante o sono há um complexo sistema hormonal e metabólico que fará com que você tenha uma melhor recuperação de todos os elementos e com isso, consiga mais hipertrofia muscular!

 

A Hipertrofia muscular é um tema complexo, amplo e cheio de especificidades. No geral, o interessado pode ter um parâmetro amplo de como ela acontece e de que forma alcançá-la.

O caminho para se ter um bom resultado é contar com a ajuda de um bom treinador, que monte uma periodização adequada as suas necessidades e sabedor de como corrigir os erros que inevitavelmente aparecerão. Também é necessário um bom nutricionista, que saberá prescrever a dieta mais adequada. Não confie seu corpo a pessoas sem a devida capacitação!

O artigo de hoje é do professor Diego Alves, 27, CREF: 091334-G/SP,especializado em Fisiologia do Exercício para a Academia, PersonalTrainer, especializado em Nutrição Esportiva e BodybuildingCoach.

Vale à pena lembrar que a Impacto Fit está com uma super promoção de aniversário: De junho a setembro, os alunos já matriculados e novos alunos irão pagar apenas R$ 50 na mensalidade. Além disso, a Impacto Fit conta com horários especiais, atendendo a partir das 5:30hs até as 23:59hs, tudo para que você possa treinar e manter a saúde em dia!

A Academia Impacto Fit fica na avenida Dr. Miranda, 535. O telefone é o 3528-2123.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole