Saúde

3585

Gripe A: campanha é ampliada e meta sobe para 100 milhões

O anúncio foi feito hoje (21) pelo ministro da Saúde

BRASÍLIA - Crianças de 2 a 4 anos e 11 meses vão poder receber a vacina contra a influenza A (H1N1) – gripe suína a partir da próxima segunda-feira (24).

O anúncio foi feito hoje (21) pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, no Rio de Janeiro. Com a ampliação da campanha, a meta de imunização passa de 90 milhões para 100 milhões de pessoas.

“O estoque estratégico, durante esses dois meses [desde o início da campanha nacional de imunização] , funcionou como uma reserva para qualquer eventualidade [rejeição de lote de vacina ou demanda extra].

Como conseguimos manter a reserva de cerca de 10 milhões de doses, é suficiente para que possamos incluir mais uma faixa etária”, afirmou o ministro.

Temporão explicou ainda que o novo grupo que começa a receber a vacina foi selecionado por apresentar maior vulnerabilidade a desenvolver complicações pela influenza A (H1N1), depois dos grupos prioritários já incluídos anteriormente na campanha. A vacinação segue até o dia 2 de junho.

O prazo vai ser aproveitado também para prorrogar a imunização de gestantes e o grupo de pessoas com idade entre 30 e 39 anos. “O inverno está chegando. A circulação viral aumenta e, no ano passado, essa doença matou 2 mil brasileiros.A vacina é segura, protege e está disponível em todos os 36 mil postos de saúde do país”, assinalou Temporão.

Nenhum estado conseguiu atingir a meta de imunização na faixa etária entre 30 e 39 anos. E, entre as gestantes, apenas seis unidades da Federação atingiram o percentual esperado. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 62 milhões de pessoas já foram imunizadas em todo o Brasil.

O número representa mais de 70% da meta estipulada pelo governo federal. Todos os estados conseguiram imunizar o total definido entre crianças de 6 meses e menores de 2 anos. Entre os doentes crônicos, 80% foram imunizado. Já entre as gestantes, esse percentual foi de 68%. Entre adultos com idade entre 20 e 29 anos, o índice ficou em 77%. Entre os adultos com idade entre 30 e 39 anos, apenas 37% se vacinaram.

(Siga a gente no Twiiter - www.twitter.com/portalocnet e www.twitter.com/gpanvechio)

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole