Saúde

34672

Governo de SP prorroga vacinação contra gripe no estado até o dia 31

Prazo inicial da campanha terminava nesta sexta-feira (20). Prioridade será para cidades que ainda não atingiram meta do público-alvo

ESTADUAL - O governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (20) que vai prorrogar a vacinação contra a gripe no estado até o dia 31 de maio. O prazo inicial terminaria nesta sexta. Para a prorrogação do prazo, o governo comprou mais 1 milhão de doses da vacina produzidas pelo Instituto Butantan, que serão distribuídas com outras 900 mil doses residuais previstas pelo cronograma de vacinação.

Segundo o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o secretário estadual da Saúde, David Uip, o número de pessoas previstas para serem vacinadas dentro dos grupos de risco é estipulada pelo Ministério da Saúde. Para o estado de São Paulo, eram 12,8 milhões de pessoas, mas houve um aumento inesperado de doentes crônicos que buscaram os postos de saúde para serem vacinados.

Desde o dia 4 de abril, mais de 10,1 milhões de pessoas já foram imunizadas contra a gripe no estado. De acordo com o governo estadual, o índice é superior à meta da campanha para vacinar 9,5 milhões de paulistas.

O secretário estadual da Saúde, David Uip, disse que a prioridade para as doses "extras" será para as cidades que ainda não atingiram a meta para vacinar 80% do público-alvo, formado por crianças entre seis meses e menores de cinco anos, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), doentes crônicos, indígenas e população carcerária.

As doses já começam a ser distribuídas nesta sexta-feira e a distribuição segue até segunda-feira (23) nas cidades que ainda não atingiram a meta. Se sobrarem vacinas, elas podem ser distribuídas para outros municípios, como São Paulo, que atingiu 112% da meta. O cronograma de distribuição vai ser divulgado ainda nesta sexta-feira.

As vacinas da rede pública são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e o tipo B.

Na rede privada, estão disponíveis também as vacinas quadrivalentes, com cepas para um outro tipo de gripe B, que circula nos Estados Unidos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole