- Atualizado em 13/06/2018 14:28

Saúde

44213

FISIOTRATO: Acupuntura é terapia com eficácia comprovada

Conheça técnicas da Medicina Tradicional Chinesa que oferecem alívio da dor, melhora de vários quadros clínicos e promovem bem-estar

A acupuntura e suas variadas técnicas estão sendo cada vez mais procurados para tratar diversos problemas e tem sua eficácia comprovada.

 

A técnica mais popular é a acupuntura sistêmica e auricular, sendo realizada através da inserção de finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo. Mas contamos também com a eletroacupuntura, que utiliza estas agulhas ligadas a corrente elétrica para conduzir estímulos que substituem as manipulações manuais, e a crânio acupuntura que consiste no agulhamento na região da cabeça para tratar principalmente doenças de origem cerebral.

 

Mas, em lugares onde as agulhas não podem ser utilizadas, ou para pacientes com medo de se furar, a fisioterapeuta Carla Fernandes Silva (Crefito 3 52359-F), especialista em Acupuntura, explica que podem ser aplicadas outras técnicas como a moxaterapia e terapia de ventosa.

 

“A moxaterapia tem como procedimento básico a utilização de um bastão de erva chamada Artemísia. Ela produz uma excelente fonte de calor utilizada para cauterização e aquecimento, regularizando o equilíbrio das funções fisiológicas do corpo. Na terapia por ventosa é realizada a colocação de copos sobre a pele, gerando a sucção do local, promovendo a circulação sanguínea e liberação de toxinas, esta também pode ser utilizada com associação de sangria e acupuntura de agulhamento”.

 

Para atendimento em crianças temos técnicas como digitopuntura, que se trata de um procedimento em que os dedos, principalmente pontas de polegar e médio, fazem uma pressão suave sobre pontos do corpo com o intuito de estímulo ou sedação, e a laserterapia que consiste na estimulação dos pontos de acupuntura com o laser de baixa intensidade”, e também são modalidades que podem ser utilizadas  em conjunto com as demais técnicas.

 

A terapia de sangria consiste em perfurar os capilares sanguíneos ou as veias superficiais com objetivo antiinflamatório e o método terapêutico Ryodoraku consiste em detectar pontos que mostram a variação de corrente elétrica como indicador de no Sistema Nervoso Autônomo.

“A terapia de sangria é indicada a pacientes portadores de cefaléia, lombalgia, edemas e asma. Já o método terapêutico Ryodoraku promove o estímulo das funções do sistema nervoso simpático, normalizando as funções de órgãos e sistemas”, explica Carla.

 

FISIOTRATO – Clínica de Fisioterapia

Carla Fernandes Silva – Fisioterapeuta – Crefito 3 52359-F

Avenida Brasil, 1481 – Centro – Osvaldo Cruz – (18) 3528-7352

Visite nossa página no Facebook 

 

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole