- Atualizado em 15:49

Saúde

49396

Falta de vacinas em postos de saúde preocupa pais na região de Presidente Prudente

Unidades de algumas cidades estão sem doses de Pentavalente e DTP.

REGIÃO - A falta de dois tipos vacinas em postos de saúde tem preocupado pais de crianças no Oeste Paulista. Pelo menos duas vacinas estão em falta em Presidente Prudente.

Uma delas é a Pentavalente, que é a combinação de cinco vacinas e protege contra a difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. As crianças devem tomar três doses, sendo aos dois, quatro e seis meses de vida. As doses estão em falta desde o mês de dezembro de 2019.

A outra vacina em falta na cidade é a DTP, que também protege contra a meningite, difteria, tétano e coqueluche. Ela está em falta nos postos desde agosto de 2019.

“Venceu a segunda dose e já está para vencer a terceira. A gente fica preocupada por conta da imunização”, afirmou a cabeleireira Andreia de Vasconcelos, de Presidente Prudente, que é mãe de um bebê de cinco meses.

Outras cidades do Oeste Paulista como Adamantina, Dracena, Presidente Epitácio e Presidente Venceslau também registram falta de vacinas.

O Ministério da Saúde informou que mantém a distribuição das vacinas e trabalha na regularização dos estoques quando há necessidade.

O ministério ressaltou que faz o envio mensalmente aos estados, que são responsáveis pela distribuição aos municípios e que, em 2019, distribuiu mais de 670 mil doses da DTP para o Estado de São Paulo. Só em dezembro, foram enviadas mais de 219 mil doses.

A Secretaria de Estado da Saúde informou por meio de nota que redistribui as doses à medida que os lotes chegam e que com a última remessa recebida da DTP, em dezembro, foram enviadas 4 mil doses à região.

Quanto à Pentavalente, a secretaria informou que 10 mil doses devem chegar à região até a próxima semana.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole