- Atualizado em 11:15

Saúde

50851

Estado libera vacina da gripe para todos os grupos

Campanha vai até 30 de junho ou até acabarem os estoques

OSVALDO CRUZ - A Campanha de Vacinação contra a Gripe está disponível para pessoas de qualquer faixa etária. De acordo com o governo estadual, a campanha também foi prorrogada oficialmente até 24 de julho e a população poderá ser vacinada enquanto houver doses disponíveis nos postos. 
 
Isso significa que todo público pode procurar um posto de vacinação, mas como explica a enfermeira da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) de Osvaldo Cruz, Camila Silva, a prioridade continua sendo os grupos que não atingiram a meta de vacinação de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas e ainda as pessoas com idade entre 55 e 59 anos.
 
A vacina contra a gripe não imuniza contra a Covid-19, mas a campanha é importante para reduzir o número de pessoas com sintomas respiratórios, principalmente agora no inverno. "Vacinar em massa contra a gripe significa minimizar o impacto sobre os serviços de saúde em meio à pandemia de Covid-19, já que os sintomas destas doenças são semelhantes", diz o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.
 
Protocolos de segurança
 
A vacina é segura, eficaz e protege contra as complicações da gripe, como pneumonias, mas as aglomerações em filas em busca da imunização não são. 
 
Se a pessoa apresentar febre ou mau estado geral, deve ser adiada a vacina, com recomendação para seguir o isolamento domiciliar. As equipes devem anotar as doses aplicadas, com mesas e distanciamento de pelo menos 1 metro entre o anotador e paciente. Cada profissional tem a recomendação de usar caneta própria e o álcool deverá ficar disponível para uso.
 
Em Osvaldo Cruz a vacinação acontece em todos os postos dos bairros e ainda no Centro de Saúde e mais a Sala de Vacinas do Centro de Pediatria.
 
Revestir 257 (saúde) - 02/07/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole