- Atualizado em 10:03

Saúde

46878

Depois dos 30: receitas para manter a forma física sem abrir mão do prazer

A nutrição como aliada para envelhecer com vitalidade e saúde

NACIONAL - A busca pela longevidade é um ponto essencial quando se passa dos 30 anos de idade. Envelhecer com saúde física e mental deve ser prioridade nesta fase da vida. Conforme os anos passam, o metabolismo corporal começa a desacelerar, tornando-se mais catabólico, onde se predomina maior estoque de gordura corporal e redução da massa muscular.

Nesta fase, os horários na rotina também mudam, por questão de carreira, filhos e cuidados com o lar. Mais um motivo para uma correta adequação alimentar e adoção de um estilo de vida regrado. Pensando em mudanças na alimentação, a primeira coisa é remanejar a ingestão proteica. Distribuir ao longo do dia as fontes de proteínas é uma forma de garantir o saldo final de consumo. A proteína é essencial para manutenção da síntese de tecido muscular e aumento da força.

Um estudo em 2009 mostrou que indivíduos com 30 anos que distribuíam em torno de 30 gramas de proteína por refeição, apresentaram maior eficácia na construção muscular, associada à atividade física.

Atividade física

Esse é mais um item essencial para prevenir alterações comuns do processo do envelhecimento. Se exercitar regularmente, especialmente depois dos 30, traz benefícios não só para fortalecimento da musculatura, como na melhora do humor e bem-estar. Esse período é majoritariamente carregado de cobranças e alto nível de estresse que, muitas vezes, compromete ainda mais a qualidade de vida. O exercício físico induz à liberação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer.

Oftalmos 84 (saúde) - 30/01/2019

Cuide do seu sono!

O descanso suficiente é indispensável em qualquer momento da vida. É neste período que ocorre todas as reparações fisiológicas na qual necessitamos para equilibrar a nossa saúde. Dormir de forma insuficiente predispõe ao aumento de peso, aumento do apetite, redução do metabolismo e da disposição e foco para os treinos.

Coma o necessário, não precise comer nem a mais, nem a menos. O fracionamento das refeições, em quantidades adequadas, é uma boa forma de comer pequenas porções e de maneira variada. Ao avançar da idade, nosso processo digestivo e intestinal torna-se mais lento. Por conta disso, dê sempre preferência aos alimentos fonte de fibras, integrais e inclua probióticos na rotina, como estratégias eficientes para modular o sistema gastrointestinal.

Ter equilíbrio, viver feliz, ter convívio social e manter bons hábitos alimentares são quesitos promissores para você envelhecer com vitalidade

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole