Saúde

28188

Cresce o número de cadastrados para doação de medula no Oeste Paulista

Ao todo, 35 pessoas da região já foram convocadas pelo Redome. Pacientes relatam a importância de conseguir uma medula compatível

REGIONAL - Segundo o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea, 35 pessoas da região de Presidente Prudente já foram convocadas para realizar a doação. O número pode ser maior, a medida que a quantidade de cadastrados aumenta, como acontece no Oeste Paulista.

É por telefone que o soldador Luciano Gino tenta diminuir a distância e as saudades que sente da filha Karen. A menina de 5 anos está em Barretos (SP) para o tratamento contra leucemia. As fotos ajudam a relembrar os momentos de alegria em família.

A doença foi descoberta em setembro do ano passado. “Foi um choque. No início foi muito difícil, mas graças a Deus, estamos conseguindo superar”, conta.

O drama da família despertou a solidariedade e novas amizades. O vendedor Alexandre Carvalho fez questão de se cadastrar entre os doadores de medula e de conquistar novos interessados. “O importante agora é levar o maior número de pessoas possível para doar”, relata.

Seguir o exemplo do Alexandre é bem simples. Em Presidente Prudente, basta ir ao Hemonúcleo, fazer um cadastro e doar sangue: tudo em menos de meia hora.

Na região, a quantidade de pessoas que se cadastrou subiu no ano passado. Em 2014 foram realizados 2.212 novos cadastros, sendo que em 2013 foram 2.083. Porém, quanto mais pessoas cadastradas, maiores as chances de encontrar pessoas compatíveis.

A agente de capacitação do Hemonúcleo, Beatrice de Souza, afirma que, por dia, são adicionadas até oito pessoas ao Redome. “É extremamente difícil conseguir a compatibilidade com os pacientes e quando acontece, ainda há o direito de escolha para definir se a pessoa quer fazer a doação”, diz.

Para se cadastrar é preciso ter idade entre 18 e 55 anos, procurar o hemocentro mais próximo de sua casa, onde será agendada uma entrevista para esclarecer dúvidas a respeito das doações e, em seguida, será feita a coleta de uma amostra de sangue.

Os dados são inseridos no cadastro e, sempre que surgir um novo paciente, a compatibilidade será verificada. Uma vez confirmada, o doador será consultado para decidir quanto à doação.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole