Saúde

50927

Coronavírus pode ser transmitido pelo ar: saiba como se proteger

Após polêmica e controvérsia, a OMS confirmou que o coronavírus pode permanecer no ar em espaços fechados e se espalhar de uma pessoa para outra

NACIONAL - Nesta quinta-feira, 9, a Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente admitiu que o coronavírus pode permanecer no ar em espaços fechados e se espalhar de uma pessoa para outra, mesmo se elas estiverrem a um metro e meio de distância. “Houve relatos de surtos de Covid-19 em alguns locais fechados, como restaurantes, boates, locais de culto ou locais de trabalho onde as pessoas podem estar gritando, conversando ou cantando. Nestes surtos, a transmissão de aerossóis, particularmente nesses locais fechados, onde há espaços lotados e inadequadamente ventilados, onde as pessoas infectadas passam longos períodos com outras pessoas, não pode ser descartada”, disse a OMS. 

O reconhecimento dessa forma de transmissão é considerado fundamental por especialistas para conter o avanço da doença. 
 
Isso porque a descoberta exige que as pessoas tomem cuidados adicionais às recomendações feitas até agora, que incluem usar máscara mesmo se houve a distância mínima recomendada entre você e outras pessoas e manter os ambientes o mais arejados possível. 
 
“Alertar sobre essa forma de transmissão é extremamente importante, principalmente em lugares em que ainda há grande circulação do vírus e a economia começa a abrir.  
 
É preciso orientar as pessoas sobre quais são as medidas eficazes de prevenção. Por exemplo, dentro de uma loja, manter o ambiente arejado, garantir que todos estejam de máscara e instalar um sistema de exaustores é muito mais importante e mais barato do que colocar algum tipo de borrifador na porta do local. 
 
Em um restaurante, em que as pessoas ficam sem máscara para comer, também é muito importante garantir a renovação do ar.”, disse o patologista Paulo Saldiva, professor da Universidade de Medicina da USP e único brasileiro a assinar uma carta aberta à OMS pedindo que a organização reconsiderasse sua posição sobre esse tipo de transmissão.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole