Saúde

26422

Conheça alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo

Chá verde e gengibre são alguns desses alimentos

NACIONAL - Você foge dos doces, só come salada e mesmo assim não consegue perder peso? Então o seu metabolismo pode estar lento. A boa notícia é que alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo e a fazer o corpo queimar mais calorias.

Metabolismo é o conjunto de reações químicas que acontecem dentro das células do corpo, para transformar os nutrientes dos alimentos em energia.

Boa parte das pessoas que lutam contra os ponteiros da balança já culpou, pelo menos uma vez, o metabolismo lento demais pela dificuldade de emagrecer e é verdade. A partir dos 30 anos, o metabolismo começa a desacelerar, mas é possível ajudar o corpo a voltar a trabalhar com mais energia.

Os alimentos termogênicos aquecem o organismo, que queima mais calorias para voltar à temperatura normal. Quatro xícaras de chá verde por dia já fazem diferença. Café e guaraná em pó têm cafeína. A quantidade depende de cada pessoa, e é melhor evitar à noite.

Alguns temperos também ajudam. Uma pimenta-dedo-de-moça por dia pode acelerar o metabolismo em 15% e duas colheres de sopa de gengibre aumentam o gasto de calorias - em 10%. Para quem não gosta de nada disso, água gelada. Oito a dez copos por dia.

Lista de alguns alimentos termogênicos:

- Chá verde - quatro xícaras por dia
- Guaraná em pó
- Café
- Pimenta dedo-de-moça
- Gengibre
- Água gelada - oito a dez copos por dia

A supervisão de um nutricionista é fundamental. “Seu metabolismo ele fica muito mais dinâmico e ativo quando você mantém uma alimentação a cada três horas”, explica a nutricionista Luciana Harfenist.

E não tem jeito: metabolismo acelerado depende de exercícios físicos. “A gente malha, perde gordura, e ganha massa muscular, que é a massa magra. Quanto maior a quantidade de massa magra, que a gente chama, massa muscular, mais acelerado é o nosso metabolismo pra poder manter essa massa magra”, fala o professor de educação física, Marcelo Torres.

Em apenas dois meses de reeducação alimentar e exercícios, o administrador de empresas, Carlos Magalhães, perdeu oito quilos de gordura, ganhou músculos e bem-estar.

“O que eu faço hoje com a minha idade, 36 anos, eu não fazia talvez com 25 anos. Eu não tivesse tanta disposição, tanta energia, para conseguir fazer isso.  Em 2015 vai vir um Carlos com a barriga mais seca e um pouquinho mais sarado com certeza”, fala.

Os alimentos termogênicos não são indicados para hipertensos, cardiopatas, gestantes, crianças e pessoas que sofrem de enxaqueca. Ou seja, antes de incluir na dieta, procure um nutricionista e o seu médico.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole