Saúde

38073

Clínica de Repouso Nosso Lar de Adamantina pede socorro

Dívidas chegam a R$ 30 milhões

ADAMANTINA - A dívida total da Clínica de Repouso Nosso Lar, de Adamantina, está em torno de R$ 30 milhões. Os números preliminares foram citados nesta sexta-feira (20), em uma reunião convocada no início da tarde pela juíza de direito da 3ª Vara da Comarca de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti. O encontro aconteceu a partir das 16h, no plenário do Tribunal do Júri, no Fórum de Adamantina.

Participaram da reunião o presidente da Câmara, Eduardo Fiorillo, e os vereadores Acácio Rocha, Dinha Santos Gil, Edinho Ruete, Hélio José dos Santos, João Davoli e Paulo Cervelheira, além de duas representantes da Clínica de Repouso, e o prefeito Márcio Cardim, acompanhado de representantes das secretarias de Saúde e Jurídico que, antes, participavam de uma reunião, com pauta semelhante, junto ao Ministério Público.

No encontro, a juíza fez duras críticas, objetivas, à gestão do hospital, que atualmente atende 143 pacientes (atualizado até 17/01), entre dependentes químicos, psicóticos e residentes, de vários municípios da região, e à eventual omissão da instituição em não ter buscado alternativas, como o perdão total ou parcial das dívidas previdenciárias e tributárias, entre outras, junto ao governo federal.

A magistrada destacou que há caminhos para buscar o perdão da dívida e citou casos semelhantes, em que instituições do mesmo perfil, e com o mesmo problema, conseguiram o benefício. O temor da juíza é que a ausência dos gestores e a vertente que sinaliza pelo fechamento podem trazer reflexos de grande impacto, de dimensões financeira e social.

No campo financeiro, o fechamento da Clínica de Repouso pode impactar em novas despesas ao poder público municipal, diante de eventuais decisões judiciais que pedirão a internação de pacientes, que deverão ser cumpridas, e o poder público municipal ficará obrigado a custeá-los, junto à rede privada, inclusive em outras localidades, como já adiantou a própria juíza.

Já considerando os aspectos sociais, o encerramento desses serviços traz prejuízos à saúde desses pacientes, transtornos aos familiares e outros fatores que o distanciamento pode repercutir na recuperação dos mesmos.

Há cerca de um ano e meio, a atuação da Clínica é alvo de uma apuração detalhada, realizada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, representado pela Promotoria de Justiça da Comarca de Adamantina.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole