Saúde

46799

Chá do Santo Daime reduz sintomas de depressão, aponta USP de Ribeirão Preto

Voluntários relataram melhora em bem estar após dose controlada

RIBEIRÃO PRETO - Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto (SP) apontaram que a ayahuasca, bebida produzida com ervas da região amazônica utilizada em alguns rituais religiosos, também conhecida como chá do Santo Daime, ajuda a diminuir os sintomas em pessoas que sofrem de depressão grave.

Publicado recentemente na revista britânica "Psychological Medicine", o estudo foi feito em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que já acumula iniciativas na área, e concluiu que metade dos pacientes que ingeriram uma dose controlada da substância psicoativa relatou melhora no bem-estar horas depois, uma sensação que se manteve por até três semanas.

O grupo quer ampliar as pesquisas sobre os benefícios a longo prazo, a fim de avaliar dosagens seguras para um eventual tratamento com o chá contra a depressão, e entender se a substância tem eficácia em pessoas com problemas como dependência química.

Para isso, os pesquisadores estão em busca de mais voluntários, pessoas em boas condições de saúde que não sejam usuárias de drogas. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (16) 3602-2703.

Oftalmos 81 (saúde) - 23/01/2019

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole