Saúde

31482

Centro de Radioterapia do Hospital Regional do Câncer é inaugurado

Unidade fica na Avenida Coronel Marcondes

PRESIDENTE PRUDENTE - O dia 6 de outubro foi definido como “histórico” para Presidente Prudente. O termo foi apontado devido à inauguração do Centro de Radioterapia do Hospital Regional do Câncer, que ocorreu na manhã desta terça-feira (6). A unidade, que fica na Avenida Coronel José Soares Marcondes, nº 2.380, recebeu investimento aproximado de R$ 2,5 milhões.

O evento recebeu aproximadamente 600 pessoas, conforme estimado pela Polícia Militar, entre autoridades municipais, regionais e estaduais, bem como profissionais da saúde.

O setor contará com três médicos radioterapeutas, três físicos médicos, dois técnicos de radioterapia por turno, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além de equipes de apoio, como recepcionista, faxineira e controlador de acesso, conforme o Estado.

De acordo com o presidente da Fundação Hospital Regional do Câncer, José Hilário Pasquini, a construção da unidade começou em 2003 e a fundação iniciou as atividades em 2011. “Houve uma ampliação muito grande do prédio, de nove mil passou para 15 mil metros quadrados, era um anexo da Santa Casa e foi projetado para ser um hospital de referência”, colocou.

Os pacientes oncológicos da Santa Casa serão atendidos na nova unidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conforme o presidente do hospital. “Inicialmente 20 pacientes começarão o tratamento e, na medida em que forem terminando, outras pessoas vão entrando”, explicou Pasquini.

O primeiro departamento em funcionamento na unidade é o Centro de Radioterapia. “É um tratamento necessário. Muitas pessoas estavam se dirigindo para Barretos, Jaú e São Paulo. Era uma necessidade da região e, por isso, a gente investiu primeiro nesse aparelho”, acrescentou Pasquini.

Foi destacado, ainda, pelo presidente da fundação que “até o fim do ano as obras serão encerradas”. Após o término total da unidade, será definido o próximo departamento que funcionará.

O Centro de Radioterapia receberá o nome de “Thomaz Alckmin”, em homenagem ao filho do governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve presente na inauguração da unidade hospitalar. “É fruto de muito amor, trabalho voluntário e dedicação, além de muito apoio financeiro, doações, shows que foram feitos, enfim, todo mundo ajudou”, disse o governador. “É um sonho que se realiza e que vai salvar muitas vidas e diminuir o sofrimento das pessoas”.

“Agora que o trabalho vai começar”, destacou o governador. Isto porque tão difícil quanto manter uma obra dessa magnitude e com essa qualidade é o custeio. “A primeira tarefa é pedir o credenciamento em Brasília para o Ministério da Saúde e nós vamos ajudar através do programa Santas Casas Sustentáveis”, explicou Alckmin. “Estamos complementando a tabela do SUS, que é muito baixa, para ajudar no custeio daqueles que atendem o SUS”, concluiu.

Serviço

O ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A previsão é de que 260 consultas sejam realizadas por mês. Já o Centro de Radioterapia funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e são esperados 160 campos irradiados por dia útil.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole