Saúde

36865

Câncer de mama: entenda os mitos e verdades

Crenças populares dificultam diagnóstico e atrapalham o tratamento da doença

NACIONAL - Os mitos sobre o câncer de mama ainda são muitos, segundo levantamento realizado pelo serviço de mastologia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), maior centro público de oncologia da América Latina.

Entre as dúvidas dos pacientes e familiares estão questionamentos se a prótese de silicone pode causar câncer e se o uso de desodorante aerosol pode aumentar o risco de tumor.

Outro alerta que o mastologista José Roberto Filassi faz é sobre a busca por informações na internet. “Existe uma série de informações que circulam sobre o tema e que não estão fundamentadas em estudos científicos. Portanto, não correspondem à realidade. Conversar com seu médico é sempre o melhor caminho para esclarecer todas as dúvidas sobre este assunto.”

Confira na lista abaixo as crenças populares que não passam de mitos:

– O câncer é sempre hereditário

Apenas 10% dos tumores têm esta correlação. É importante, portanto, estar sempre atento ao próprio corpo: nódulos e feridas que persistem por muito tempo, e não existiam antes, podem indicar algum problema de saúde. Nesse caso, a visita ao médico não deve ser adiada.

– O autoexame substitui a mamografia

O autoexame ou mesmo o exame clínico, feito por um especialista, não são suficientes para o diagnóstico de câncer. A recomendação é realizar a mamografia regularmente, de acordo com a indicação de seu médico.

– Uso de desodorante aerosol facilita o desenvolvimento de tumores

A axila não tem células mamárias, portanto o uso de qualquer tipo de desodorante não afeta as mamas.

– Prótese de silicone pode dificultar o diagnóstico

Não há consenso científico quanto às limitações dos exames de imagem em pacientes que possuem próteses de silicone nas mamas. Tampouco, há pesquisas que relacionem a cirurgia para aumento dos seios com o aparecimento de tumores.

– Lingerie apertada aumenta as chances de câncer de mama

O tipo de sutiã – independente do tecido ou modelo – não favorece o desenvolvimento do câncer de mama.

– A pílula anticoncepcional provoca câncer

Não existem estudos que permitam a associação entre o uso de pílula anticoncepcional e aumento da incidência de câncer.

– Quando o câncer aparece novamente, a doença não tem mais cura

Cada paciente é único e responde de uma maneira aos diferentes tipos de tratamento disponíveis, por isso não é possível afirmar que todos os casos vão evoluir da mesma maneira.

Rede Feminina

Mais informações sobre o tratamento e acompanhamento da doença, você pode encontrar na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Osvaldo Cruz, que fica na avenida José Siqueira, 28.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole