Saúde

26561

Anvisa suspende lotes de medicamentos e produtos de limpeza

Itens devem ser retirados do mercado por irregularidades e falta de registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária

NACIONAL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão de cinco medicamentos irregulares. A determinação foi publicada na edição 174, desta quarta-feira (10), no Diário Oficial da União (DOU).

Entre eles, foi suspensa a distribuição, comércio e uso de 12 lotes do medicamento Acebrofilina 10 mg/ml, xarope 120 ml, produzido pela empresa Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

A determinação ocorreu após a própria empresa identificar pontos de cristalização nos lotes, iniciando o recolhimento voluntário dos produtos disponíveis no mercado.

De acordo com a bula, o medicamento é indicado para o tratamento da obstrução dos brônquios e eliminação do muco das vias respiratórias

Demais suspensões

Fabricado por empresa desconhecida e comercializado pela internet, o produto Life Slim também foi suspenso. Ele não possui registro na Anvisa, apesar de informar, irregularmente, um número que não contempla a marca.

Além de determinar a suspensão da fabricação, distribuição, comércio e uso, a determinação da Agência também abrange propaganda e publicidade em qualquer meio de comunicação.

Outro produto suspenso por falta de registro na Anvisa é o Flebomaster - Cecbra - Aparelho Termocoagulador. O equipamento não pode ser fabricado, distribuído, divulgado ou comercializado. Ainda de acordo com a determinação da Anvisa, a empresa Cecbra Equipamentos Eletrônicos Para Medicina e Estética Ltda deverá promover o recolhimento.

A Água Sanitária Clean Lar, bem como todos os produtos fabricados pela empresa Clean Lar Saneantes Ltda, tiveram a determinação de suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso em todo o território nacional. A água sanitária não possui registro nem a empresa tem Autorização de Funcionamento junto à Agência.

O lote 1883G do produto Seringa Hipodérmica Estéril de Uso Único para Uso Manual, válida até junho de 2018, fabricado pela empresa Saldanha Rodrigues Ltda, também teve determinação de suspensão, comércio e uso.

Laudo de análise fiscal emitido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) considerou insatisfatória a análise de aspecto, em que se constatou furo em uma embalagem primária, impactando na esterilidade do produto. Segundo o laudo, também foi observada a presença de manchas esbranquiçadas na parte interna do cilindro.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole