Saúde

47392

Anvisa aprova medicamento inédito para enxaqueca

O Pasurta é destinado à prevenção das crises da doença. A previsão é que o tratamento esteja disponível para compra no primeiro semestre deste ano

NACIONAL - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na segunda-feira (25) o primeiro tratamento específico para a prevenção da enxaqueca. O erenumabe é um medicamento biológico que reduz pela metade as terríveis e temíveis crises, em 50% dos pacientes, segundo os estudos realizados antes de seu lançamento.

Até hoje, todos os tratamentos contra enxaqueca agiam de forma indireta no tratamento da dor. O erenumabe é o primeiro medicamento desenvolvido especificamente para a doença. É injetável. A seringa, semelhante à da aplicação de insulina para o diabetes, pode ser usada pelo próprio doente – na barriga, no braço ou na perna.

Nos Estados Unidos, o medicamento foi aprovado em maio do ano passado e uma única dose (mensal) custa o equivalente a pouco mais de 2.000 reais. Ainda não se sabe quanto custará o tratamento por aqui, mas estima-se que o valor seja semelhante.

O valor de venda de um remédio só é definido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) em até 90 dias após a aprovação da Anvisa. A definição do preço tem como base o menor custo praticado em uma lista de países em que o produto já é comercializado, como Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal e EUA.

Fabricada pela Novartis, a previsão é que o Pasurta (nome comercial do erenumabe) esteja disponível para os pacientes via clínicas de aplicação e delivery em seringas pré-preenchidas com dose única ainda neste semestre. O erenumabe é o primeiro, mas não é o único tratamento específico contra a doença.

O fremanezumabe, da farmacêutica Teva, foi aprovado recentemente nos Estados Unidos e deve desembarcar por aqui em 2020. Outros dois medicamentos com ação semelhante também estão prestes a serem carimbados.

Spoleta 88 (saúde) - 28/03/2019

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole