Saúde

27402

Alimentos ricos em fibras ajudam a controlar a vontade de comer

Grãos e farelos de cereais são imporantes para alimentação saudável

NACIONAL -  Você sabia que alimentação rica em fibras ajudarão a controlar a vontade de comer? As fibras necessitam de um tempo maior de mastigação e satisfazem por mais tempo, explica a médica nutróloga da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Maria Del Rosário Zariategui de Alonso.

"Como os grãos, farelos de cereais integrais e maçã com casca. Nozes, amêndoas e linhaça são alternativas que também favorecem a liberação do hormônio colecistoquinina CCK, que ativa os complexos mecanismos de saciedade."

Maria explica também que é primordial ter atenção às escolhas para os lanches entre as refeições e dá algumas sugestões.

"Nozes, castanhas e damascos secos em pequenas porções são ótimas escolhas. E para aqueles que preferem um doce, podem fazer um milk shake com leite desnatado e frutas vermelhas ou um iogurte natural desnatado com aveia e blueberry."

Segundo a especialista, outros fatores podem influenciar o organismo e a vontade de comer, como por exemplo, o humor e o estresse da rotina. Para ajudar no controle da ansiedade, alguns alimentos não podem ficar de fora da dieta.

" Castanhas, sementes, ovos e laticínios, são alguns exemplos ricos em proteínas e que apresentam na sua composição um aminoácido essencial, o triptofano,  utilizado na síntese de um neurotransmissor, a serotonina, considerada um dos mais poderosos reguladores do humor e do apetite , e que proporciona também a saciedade alimentar. O chocolate amargo com 70% de cacau também é fonte de triptofano."

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole