- Atualizado em 16:58

Rural

46656

Usina Clealco suspende moagem em Clementina e dispensa 300 funcionários

Prefeitura de Clementina demonstrou preocupação com questão social

CLEMENTINA - Em recuperação judicial desde julho de 2018, a Usina Clealco decidiu suspender a moagem na unidade de Clementina na safra 2019/2020. Cerca de 300 funcionários foram dispensados.

A empresa alega que há menor disponibilidade de cana-de-açúcar e o volume disponível será direcionado para a planta de Queiroz, que retoma a moagem em março com capacidade máxima.

A unidade de Queiroz esmaga mais de cinco milhões de toneladas de cana por safra.

“A Clealco, buscando otimizar sua estrutura de operação e impulsionar a performance da Companhia, considerando uma menor disponibilidade de cana-de-açúcar para a Safra 2019/2020 se comparado ao ciclo atual, comunica que o período de entressafra na unidade de Clementina será prolongado”, diz o comunicado da empresa.

A unidade de Clementina tem capacidade para moer aproximadamente três milhões de toneladas de cana. A previsão é que a planta volte a produzir no ano que vem.

Plantio

No início deste ano, a Clealco prevê o plantio de 11 mil hectares de cana na região e a concretização de negociações para compra de matéria-prima, com o objetivo de potencializar o volume de cana para a moagem em Clementina.

A Companhia informou ainda que, no fim do atual ano-safra, irá consolidar as estratégias para o ciclo produtivo seguinte.

Preocupação

A prefeita de Clementina, Célia Conceição Freitas Galhardo (DEM), está preocupada com a decisão da empresa de suspender a moagem no município este ano. “Isso vai afetar economicamente em muito a nossa cidade”, afirmou, destacando que a usina é a única indústria existente em Clementina.

Os reflexos deverão ser sentidos não só no comércio, segundo ela, mas também no cálculo do valor adicionado do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é repassado ao município. “A produção sendo menor, recebo um valor menor”, explicou.

Arth 47 (rural) - 08/01/2019

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole