- Atualizado em 09:32

Rural

45034

Bastos sedia evento sobre 'bicho da seda'

Sericicultura voltou a ser bom negócio na região

BASTOS - Bastos volta a sediar a Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista em um momento em que a atividade cresce, se aprimora e tem maior rentabilidade, alavancada pelo aumento da produção da indústria do fio de seda. E as perspectivas são ainda mais alvissareiras em um cenário mundial extremamente favorável ao mercado de luxo, onde o fio de seda brasileiro, reconhecidamente o melhor do mundo, tem lugar cativo. A 2ª edição do evento será realizada hoje (16), das 7h30 às 13h, no salão multiuso da Associação Cultural, Esportiva e Rural de Bastos (Acerb).

O impulso à produção de casulos do bicho-da-seda, matéria prima para a fiação, é resultado de um conjunto de fatores favoráveis, incluindo-se a atuação da Associação Brasileira da Seda (Abraseda), que está no segundo ano de atividade e representa os sericicultores. A entidade realiza a jornada técnica em conjunto com a Fiação de Seda Bratac, Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, Coordenadoria de Assistência Técnica e Integral (CATI) e Prefeitura de Bastos.

“A iniciativa visa fortalecer a sericicultura através de uma melhor organização da força produtiva junto aos gestores públicos, pesquisadores, extensionistas e técnicos formadores de opinião”, acentua Renata Amano, presidente da Abraseda e diretora do Conselho de Administração da Fiação de Seda Bratac.

A entidade já colhe bons resultados com essa estratégia. Tanto que o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Francisco Jardim (foto acima), confirmou ao prefeito de Bastos, Manoel Rosa, na terça-feira, que estará presente na 2ª Jornada Técnica de Sericicultura do Oeste Paulista.

Ótica Veja 2 (rural) - 16/08/18
Jardim foi um dos três secretários dos estados produtores de casulos do bicho-da-seda – São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul – que no último trimestre receberam em audiência diretores da Abraseda e da Fiação de Seda Bratac. Abertura de linhas de financiamento para sericicultores e intensificação de pesquisas relacionadas ao aprimoramento técnico e tecnológico da sericicultura, reivindicadas pela entidade representante dos produtores de casulos, figuraram entre os principais temas da pauta nesses encontros.

Ainda de acordo com Renata Amano, no mesmo período a Abraseda e a empresa visitaram “mais de 40 prefeituras de municípios identificados como estratégicos para a produção de casulos”.

A presidente da entidade sublinha que a jornada técnica visa apresentar aos sericicultores ativos como aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da produção corrente, a partir de exemplos concretos e aprimoramento de técnicas já consolidadas. E enfatiza: “como a demanda do mercado foca na oferta de uma qualidade internacionalmente superior, a capacitação é crucial”.

Cenário Favorável

É justamente o alto padrão do fio de seda produzido pela Fiação de Seda Bratac, graças ao esmero com a questão da qualidade em toda a cadeia produtiva, o diferencial que faz da empresa fornecedora de algumas das mais conceituadas grifes do planeta, como Hermès, Gucci, Louis Vuitton, Channel, entre outras.

“A seda brasileira vive um momento extremante feliz. Faltam fios de alta qualidade no mundo todo, e é nesta lacuna que a Bratac se insere. Então, precisamos aumentar ainda mais a produção para atender todos os clientes que têm nos requisitado. E a cotação do dólar hoje, bastante favorável à exportação, permite também maior rentabilidade aos produtores de casulos”, sublinha o diretor presidente da empresa, Shigueru Taniguti Junior.

O executivo revela que a Bratac exporta 45% de sua produção para o Japão e Vietnã, 45% para a França e Itália, e o restante para outros países.

Única do Hemisfério Ocidental (que engloba a América, e parte da Europa e da África), no processamento do fio da seda, a empresa tem fábricas em Bastos, onde foi fundada há 78 anos, e Londrina, cidade paranaense em que está sediada.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole