Regional

50978

Sepultamentos de dois trabalhadores mortos em desabamento de parede em obra em hipermercado serão em Tarabai

Queda de muro deixou quatro pessoas mortas na tarde desta quinta-feira (16), em Presidente Prudente.

PRESIDENTE PRUDENTE - São realizados, nesta sexta-feira (17), no Ginásio de Esportes de Tarabai (SP), os velórios de dois dos quatro trabalhadores que morreram após o desabamento de uma parede em uma obra no imóvel onde funcionava um hipermercado, em Presidente Prudente (SP). O sepultamento deve ocorrer também pela manhã, no cemitério da cidade.
 
As vítimas de Tarabai são: Josivaldo Soares dos Santos, de 27 anos, e Juliano Santos Ferreira, de 32 anos.
 
Os corpos dos outros dois trabalhadores, ainda não foram reconhecidos porque, segundo o Instituto Médio Legal (IML), as famílias são de fora da cidade. Mas a empresa responsável pelo hipermercado divulgou os nomes: Fernando Pereira Souza e Geraldo da Costa Cabral.
 
O desabamento de uma parede matou quatro trabalhadores em uma obra dentro do imóvel onde funcionava o hipermercado Walmart, no Jardim das Rosas, em Presidente Prudente (SP), na tarde desta quinta-feira (16). Três homens morreram no local e um foi a óbito no Hospital Regional (HR), após ser socorrido com vida.
 
De acordo com informações do major do Corpo de Bombeiros, Luiz Alexandre Oliveti, durante a obra uma parede caiu sobre quatro trabalhadores e atingiu um quinto no pé.
 
Segundo Oliveti, a parede que desabou tem aproximadamente 20 metros de comprimento por três de altura.
 
O coordenador da Defesa Civil, Renato Gouveia, informou que a empresa deu entrada na Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seplan) solicitando a realização da obra, mas ainda não tinha autorização para o início dos trabalhos.
 
A obra foi embargada e isolada pela Defesa Civil.
 
Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente informou que havia um Projeto de Construção em análise na Secretaria de Planejamento, porém, ainda não estava aprovado.
 
"Portanto, não havia autorização para execução de obras. Assim que acionada, a equipe de engenharia da Seplan esteve no local e embargou a obra", pontuou o Poder Executivo.
 
Posicionamento do Grupo BIG
 
A reportagem solicitou um posicionamento para o Grupo BIG, responsável pelo hipermercado, e a resposta enviada à reportagem segue abaixo na íntegra:
 
"O Grupo BIG lamenta profundamente as mortes de Juliano Santos Ferreira, Ernando Pereira Souza, Geraldo da Costa Cabral e José Ivanildo Ferreira, funcionários da empresa Engetec, em decorrência do acidente registrado na tarde de hoje (16) na unidade desativada do Walmart de Presidente Prudente. A equipe da Engetec estava no local para avaliar os procedimentos necessários para a reforma, que teria início assim que a autorização da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Presidente Prudente fosse concedida. O acidente também deixou uma pessoa ferida, que foi imediatamente encaminhada ao hospital mais próximo. O Grupo BIG já acionou a Engetec para garantir que toda assistência necessária seja prestada às famílias das vítimas. O Grupo BIG também prestará todo o auxílio necessário neste momento tão doloroso. Além de colaborar com as investigações das autoridades, o Grupo BIG aguarda os resultados da perícia, que apontará causas e responsabilidades do acidente, para tomar as medidas necessárias".
 
Posicionamento da Engetec
 
O advogado da empresa Engetec, Fernando Quesada Morales, afirmou que ainda não tem a causa do acidente e que “a preocupação maior foi em dar assistência às vitimas e familiares”.
 
“Quanto à questão levantada de autorização da Prefeitura, posso informar que a nossa maior preocupação foi dar a assistência aos envolvidos no acidente”, salientou.
 
Ele também disse que, embora considere “importantes” as questões administrativas, por ora, estão sendo levantados “todas as informações e documentos necessários” para “informar com precisão” sobre o assunto.
 
Castilho 495 (regional) - 17/07/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole