Regional

51199

Decisão da Justiça em Tupã impede bloqueio de auxílio emergencial para pagamento de dívida fiscal

Juiz determinou que o valor seja novamente disponibilizado à beneficiária.

TUPÃ - A Defensoria Pública de São Paulo na cidade de Tupã obteve uma decisão judicial que impediu o bloqueio do valor referente ao auxílio emergencial da conta de uma pessoa para pagamento de dívida fiscal, dada a natureza alimentar do benefício concedido para enfrentamento da pandemia de Covid-19.
 
Segundo consta nos autos, o valor de R$ 600,00 havia sido bloqueado da conta da usuária em razão de dívida referente ao não pagamento de tributos municipais – havia uma decisão judicial que determinava a indisponibilidade de valores financeiros existentes em nome dela.
 
No pedido feito à Justiça, o Defensor Público Bruno Zogaibe Batistela, que atuou como curador especial após a usuária não ter sido localizada no processo de execução fiscal, pontuou que o montante encontrado na conta (exatos R$ 600) coincide com o valor destinado pelo Governo Federal como auxílio emergencial mensal concedido no atual período de enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do coronavírus.
 
Dessa forma, pediu que a Caixa Econômica Federal identifique a origem deste valor e que, se confirmado ser referente ao auxílio federal, que seja determinado o “desbloqueio do montante, ante a natureza alimentar da verba e sua impenhorabilidade”, conforme regras do Código de Processo Civil e normativa no Conselho Nacional de Justiça.
 
Após resposta do banco confirmando se tratar da verba referente ao auxílio emergencial, o Juiz Alexandre Rodrigues Ferreira, da 1ª Vara Cível de Tupã, determinou que o valor seja novamente disponibilizado à beneficiária.
 
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole