Regional

44971

Bebê de 2 meses morre um dia após tomar quatro vacinas

Família suspeita que bebê era diabética

BIRIGUI - A Polícia Civil de Birigui está investigando a morte de uma bebê de dois meses de vida, um dia depois dela ter tomado várias vacinas obrigatórias. O caso aconteceu no mês passado e a família suspeita que a criança era diabética, mas a Prefeitura não teria feito exames pra constatar.

a pequena Heloísa começou a passar mal. Então, ela e o marido levaram a criança ao PSM (Pronto-Socorro Municipal) de Birigui. A bebê estava ofegante, batimentos cardíacos acelerados e alto índice de glicemia (açúcar no sangue).

Por causa do quadro clínico a bebê foi entubada, quando teve uma parada cardíaca e não resistiu. Conforme o BO, na manhã do óbito Heloísa vomitou e teve diarreia, dormindo à tarde. Pouco tempo depois, ela acordou já apresentando os sinais que levaram os pais a procurar atendimento médico.

Em depoimento à Polícia Civil, os pais disseram que uma semana depois de nascer Heloísa fez o teste do pezinho e nenhum problema foi detectado. Posteriormente, a bebê passou por consulta em UBS (Unidade Básica de Saúde) de Birigui porque estava com os batimentos cardíacos acelerados. A mãe relatou que ela não foi medicada nesta consulta.

Logo que completou dois meses, Heloísa foi levada pela mãe para tomar as vacinas obrigatórias e algumas que estavam atrasadas, totalizando quatro tipos, aplicados de uma só vez. No dia seguinte, ela voltou a passar mal, quando foi levada ao PSM e morreu.

Por telefone, o pai de Heloísa, o pedreiro Leandro Maciel Domingos disse que até agora não sabe o que causou a morte da filha. Ele suspeita que a bebê era diabética, por causa dos sintomas apresentados e pela taxa de glicemia alta no dia em que ela faleceu.

O problema é que, segundo o pai, a família não sabe se ela tinha a doença nem se foi feito o teste obrigatório quando nasceu. Ele disse que também não foi perguntado se Heloísa fez exames de sangue antes de receber as quatro vacinas.

A reportagem tentou contato com o delegado responsável pelo caso ontem, mas não conseguiu. O Ministério Público informou que já foi notificado do caso e pediu informações à Polícia Civil, como instauração de inquérito.

Por meio de nota, a prefeitura informou que a Secretaria de Saúde de Birigui está realizando normalmente o teste de diabetes e que está sensível ao ocorrido, de portas abertas para amparar a família. Ainda conforme a nota, profissionais da secretaria já estiveram reunidos com equipe da ADJ (Associação de Diabetes Juvenil da Região Noroeste Paulista) e, juntos, estão investigando o caso.

 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole