- Atualizado em 26/11/2019 06:34

Polí­tica

49102

Vereador Roberto Pazotto contesta classificação de Osvaldo Cruz em 19º lugar no Estado pelo Índice Firjan

"O Distrito Comercial e Empresarial ‘Lino Ferrari’ ainda não tem infraestrutura", diz o Vereador

OSVALDO CRUZ - O Vereador Roberto Pazotto (PP), da Câmara Municipal de Osvaldo Cruz, rebateu o entendimento do Prefeito Edmar Mazucato (PSDB) quanto à publicação pelo Jornal Impacto de Adamantina de matéria sobre a classificação de Osvaldo Cruz em 19º lugar no IFGF (ÍNDICE FIRJAN DE GESTÃO FISCAL) no estado de São Paulo. 

Competindo com mais 5.336 municípios em 2018, a FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) se baseou em dados oficiais para efetuar e tabular as pesquisas até em municípios fora do Estado de sua atuação. E, segundo o estudo, Osvaldo Cruz mereceu a 19º posição no Estado de São Paulo. 
 
“Mas entrando no site da FIRJAN e conhecendo a metodologia, formas de avaliação e os indicadores, o que poucas pessoas fizeram, até mesmo servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo, cheguei à conclusão que essa classificação, aparentemente excelente, não é o que significa”, disse Pazotto. 
 
O Índice FIRJAN de Gestão Fiscal (IFGF) avalia unicamente a Gestão Fiscal e se baseia em quatro indicadores que são: 
 
- AUTONOMIA capacidade de financiar a estrutura administrativa, onde tivemos a nota 1, numa escala de 0 a 1, portando Osvaldo Cruz obteve nota máxima; 
 
- GASTOS COM PESSOAL mostra quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida e Osvaldo Cruz também conseguiu a nota máxima 1 (na escala de 0 a 1) portando tivemos a nota máxima; 
 
- LIQUIDEZ verifica a relação entre os restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte. “Neste indicador o negócio começa a ficar mais complicado, porque Osvaldo Cruz teve a pontuação de 0,7144, pouco acima da média que seria 0,5, demonstrando que a saúde financeira em relação a compromissos assumidos merece cuidados”, avaliou Pazotto; 
 
- INVESTIMENTOS representam a capacidade de gerar bem estar à população e melhorar o ambiente de negócios. “Quanto a INVESTIMENTOS a gestão pública está mais comprometida ainda e teve a pior avaliação: 0,6028, o que retrata muito bem a atual situação do nosso município onde não há investimentos em infraestrutura, nem em saúde de qualidade, escolas bem equipadas, ruas pavimentadas, novas empresas para geração de emprego e renda”, pontuou o vereador.
 
E Pazotto acrescenta. “O Distrito Comercial e Empresarial ‘Lino Ferrari’ que seria nesta gestão o maior centro de empreendedorismo do Oeste Paulista ainda não tem infraestrutura para implantação de empresas. Providências urgentes terão que ser direcionadas para a recuperação de prédios públicos em desuso ou abandonados, causando danos ao erário”, apontou o Vereador. 
 
O legislador do PP ainda citou falta de investimentos em reurbanização de praças e parques, melhorias na área da saúde quase insignificantes, complementação do quadro clinico da Santa Casa muito aquém das necessidades e ausência de melhoria na distribuição de medicamentos de alto custo e uso continuo como algumas falhas importantes e às quais a população revindica dia a dia, além da falta de médicos em postos dos bairros. 
 
"Precisamos de gestores com conhecimento técnico em gestão pública e financeira, e legisladores também com o mesmo conhecimento. Concluindo não vejo motivo algum para festejar esse 19º lugar e sim para nós população estarmos em alerta quanto aos gestores que escolhemos. Osvaldo Cruz não pode mais permanecer com gestores públicos que se dedicam apenas a administrar crises, como infelizmente acontece hoje”, finaliza o Vereador Roberto Pazotto.

Nona Dulce 353 (política)- 25/11/19
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole