Polí­tica

38557

Vereador questiona aumento das mensalidades da UniFAI

Vereador requereu informações devido estudantes terem que trocar de Instituição ou pararem de cursar a graduação devido os valores das mensalidades

Paulo Cervelheira (PV) questiona reajuste de mensalidades da UniFAI (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO) Paulo Cervelheira (PV) questiona reajuste de mensalidades da UniFAI (Foto: João Vinícius | Grupo IMPACTO)

ADAMANTINA - A Câmara Municipal de Adamantina aprovou requerimento do vereador Paulo César Cervelheira de Oliveira (PV), que solicitou informações sobre o índice inflacionário utilizado pela UniFAI (Centro Universitário de Adamantina) para reajustar as mensalidades.

Segundo o parlamentar, estudantes da autarquia municipal reclamam do aumento que houve neste ano em comparação com 2016. “Muitos me procuraram, afirmando que teriam que parar que cursar a faculdade e outros mudariam de instituição devido ao preço das mensalidades, já que não possuem condições para arcar com os valores”, informou.

Ao IMPACTO, o Centro Universitário informou que “o reajuste da mensalidade ocorre sempre em outubro, por motivo de o Edital do Vestibular estar em aberto e para dar publicidade dos valores aos calouros que se inscrevem para o Vestibular do corrente ano. Sendo assim, a UniFAI utiliza o índice de inflação acumulada dos últimos 12 meses – no caso do último reajuste, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de setembro de 2016: 8,48%. Trata-se, então, simplesmente de reposição da inflação”

A Instituição afirmou ainda que “o Curso de Medicina foi o único com reajuste abaixo da inflação: 5%”.

O IPCA é considerado a inflação oficial do país e é medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística entre os dias 1º e 30 de cada mês. Ele analisa gastos como alimentação e bebidas; artigos de residência; comunicação; despesas pessoais; educação; habitação; saúde e cuidados pessoais. O indicador reflete o custo de vida de famílias com renda mensal de um a 40 salários mínimos.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole