Polí­tica

31480

Vereador e prefeitável Wellington Pneu é alvo de investigação em Parapuã

Suspeita é de fraude em concurso público

PARAPUÃ - O Concurso Público para provimento de dois cargos na Casa Legislativa foi realizado em 2013, época em que a presidência da Câmara era ocupada por 'Wellington Pneu'. Alguns indícios de fraude em um concurso público realizado pela Câmara de Municipal de Parapuã fizeram com que vereadores e população da cidade questionassem o assunto nesses últimos dias.

A Câmara Municipal de Parapuã é composta por nove vereadores. O vereador Wellington César Gonçalves de Aguiar (DEM), ou 'Wellington Pneu', como é conhecido, é acusado por suspeita de fraude em um concurso da Câmara Municipal de Parapuã quando exercia a função de Presidente do Legislativo no biênio 2013/2014.

Na qualidade de presidente da Câmara, firmou um contrato com a empresa FSV – Assessoria e Concursos S/S Ltda, tendo como objetivo a realização do concurso público nº. 01/2013, destinado ao provimento de dois cargos vagos na Casa Legislativa, sendo um cargo de assistente técnico em informática e um cargo de oficial legislativo.

A Promotoria de Justiça da Comarca recebeu uma denúncia de que o vereador, mais a empresa e os aprovados no concurso, praticaram diversas irregularidades, dirigindo assim o resultado final do concurso, evidenciando o favorecimento dos candidatos aprovados. O Ministério Público local, recentemente ajuizou uma Ação Civil Pública, nº. 0004906-54.2015.8.26.0407, em trâmite perante a 1ª Vara Judicial Cível local, visando, dentre outros pedidos, anular o concurso público nº. 01/2013, bem como condenar o vereador e demais requeridos ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário público.

Na Câmara Municipal de Parapuã, conforme previsto no Decreto de Lei 201/67, Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno, instaurando-se a competente Comissão Processante e reconhecendo a ocorrência dos ilícitos narrados com condutas ilegais e de improbidade administrativa, o mandato do vereador em questão poderá ser cassado.

O vereador José Aparecido Alves da Silva (PMDB), o 'Cido Borracheiro', falou que antes mesmo do concurso Nº 01/2013 ser realizado, cerca de 18 a 20 dias antes do concurso ser realizado uma pessoa fez a denúncia. "Ela  prestou o concurso e fez a denúncia via online na Procuradoria, foi remetido ao Ministério Público de Osvaldo Cruz, e a promotoria estava investigando em segredo de Justiça e agora está oferecendo denúncia ao vereador Wellington, por ter indícios de carta marcada no concurso. O Ministério Público de Osvaldo Cruz, durante quase um ano e meio de investigação pediu que a polícia técnica de Adamantina fizesse a perícia. Foi periciado todo o material  do concurso, todos os gabaritos dos prestadores do concurso, e a perícia aponta fortes indícios de irregularidade em dois gabaritos e são exatamente os gabaritos dos dois moços que passaram no concurso”, explicou.

O vereador 'Cido Borracheiro' disse ainda como é o procedimento deste caso. “Na Justiça está correndo na Comarca de Osvaldo Cruz, e o Ministério Público está oferecendo denúncia. Após a manifestação do vereador, o juiz ou a juíza poderá aceitar ou não. E na Câmara Municipal de Parapuã, o julgamento é político, isso sendo verídico, ele acaba se enquadrando no decoro parlamentar. Logicamente que houve a denúncia de um cidadão parapuense, com a cópia dessa denúncia do Ministério Público ele fez a denúncia na Câmara Municipal pedindo que a Câmara de Vereadores investigasse e tomasse as devidas providências, caso ele realmente seja culpado. Foi feito um pedido de uma Comissão Processante, há 12 ou 13 dias onde nosso regimento exige que o Presidente da Casa coloque o caso em votação e apreciação e que por maioria simples seja aprovada ou não na próxima sessão ordinária, que foi segunda-feira, dia 21 de setembro”, ressaltou.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole