Polí­tica

5276

Região desperdiçou 360 mil votos

Esse número corresponde aos votos nulos, brancos e aos chamados paraquedistas

PRESIDENTE PRUDENTE – A região desperdiçou quase 360 mil votos para os candidatos a deputado da região. Esse número corresponde aos votos nulos e brancos e, principalmente, aos votos atribuídos aos candidatos a uma vaga de deputado federal de outras regiões, os chamados ‘paraquedistas’.

O cálculo considera o total de 482.045 eleitores que, segundo a Justiça Eleitoral, compareceram nas seções eleitorais dos 53 municípios da região.

Como os sete postulantes à Câmara Federal que residem no oeste paulista somaram apenas 122.811 votos, a diferença – de quase 360 mil votos – foi disperdiçada.

A quantidade de votos seria suficiente para eleger um ou dois candidatos da região.

De um total de 505.532 eleitores que votaram nos 53 municípios, apenas 238.630 votos foram dados para candidatos a deputado estadual da região.

Os 266.902 restantes se constituíram de brancos e nulos e, principalmente, de votos conferidos para candidatos de outras regiões.

A baixa densidade eleitoral aliada a ação dos ‘paraquedistas’ fizeram com que, dos 13 candidatos a deputado estadual, apenas três fossem eleitos.

O deputado estadual Mauro Bragato (PSDB) foi reeleito para mais um mandato com um total de 123.283 votos, a maior votação entre os candidatos da região.

O deputado estadual da região da Alta Paulista, Reinaldo Alguz (PV), foi reeleito com 78.964 votos.

Já o deputado estadual Ed Thomas (PSB) foi reeleito com 57.853 votos.

Paulo Lima (PMDB) obteve 81.483 votos, a maior votação entre os candidatos a deputado federal da região, mas insuficiente para garantir a vaga.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole