- Atualizado em 09:58

Polí­tica

37566

Osvaldo Cruz conquista selo do Município Verde Azul e prêmio regional

Trabalho foi considerado o melhor na bacia do Rio do Peixe

OSVALDO CRUZ - Osvaldo Cruz foi premiada nesta quinta-feira, 8, pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente com o selo Município Verde Azul e foi a cidade melhor colocada e destaque entre aquelas que formam a bacia do Rio do Peixe.

Em nível estadual, Osvaldo Cruz ficou na posição 36 entre os 635 municípios paulistas.

A premiação foi entregue ao prefeito Edmar Mazucato, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Luiz Baptista Júnior e a engenheira ambiental, Silvana Maciel em São Paulo pelo Secretário de Estado do Meio Ambiente, Ricardo Sales e pelo coordenador do Programa Municipio Verde Azul, Jose Walter Figueiredo.

A 36ª colocação no Estado foi resultado da soma dos 87,47 pontos que Osvaldo Cruz teve, o mais bem pontuado da Bacia do Rio do Peixe. "Estou muito feliz pelos nossos dois prêmios: o primeiro pela pontuaçăo do ranking e o segundo pelo destaque da Bacia do Peixe. Parabéns a todos em especial aos colaboradores da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente", disse o prefeito Edmar Mazucato.

O ciclo contou com 317 cidades, que apresentaram seus relatórios finais, com as ações ambientais realizadas, e destes, 78 municípios (25%) foram certificados, com uma pontuação superior a 80,0.

“O Programa Município VerdeAzul é uma parceria essencial entre Estado e Municípios na defesa do meio ambiente, com metas claras e resultados efetivos”, ressaltou o secretário Ricardo Salles.

Reconhecimento

Esse ano, o Prêmio Município Verde Azul inovou e decidiu premiar interlocutores e suplentes que permanecem atuantes desde o início do Programa, embora os respectivos municípios nunca tenham alcançado a certificação. É o Troféu Resiliência que foi concedido a 15 pessoas.

“Este reconhecimento premia aqueles que permanecem atuantes desde o início do Programa porque têm a certeza que seu município possui aptidão para manter em equilíbrio a gestão ambiental e as outras áreas de administração ambiental”, destacou José Walter Figueiredo Silva, coordenador do Programa Município VerdeAzul.

O Programa

Lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul (PMVA) tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental.

A participação dos municípios é voluntária e ocorre por meio de um termo de adesão. Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado de São Paulo.

Ao participar, assinando o Termo de Adesão, cada um dos municípios paulistas indica um interlocutor e um suplente, que serão o elo de comunicação entre o município e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Município Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Para a realização do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking ambiental dos municípios paulistas”.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole