Polí­tica

4043

OC recebe Pacto das Águas hoje e amanhã

Evento reúne mais de 50 cidades

OSVALDO CRUZ - Osvaldo Cruz é a sede para os municípios das bacias dos rios Peixe e Aguapeí do Pacto das Águas, evento organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Dessa forma, nos dias 30 de junho e 1º de julho, em Osvaldo Cruz recepciona mais de 50 cidades no “Pacto das Águas – SP”, que significa o comprometimento das prefeituras municipais e do Estado para a melhoria da qualidade e disponibilidade dos recursos hídricos. A expectativa é que até dezembro o movimento se estenda a todos os municípios paulistas.

A proposta do pacto é radicalizar a participação, a descentralização e o alcance de metas estratégicas para melhorar a qualidade e a quantidade da água. Trata-se de um movimento envolvendo as autoridades locais representadas pelos municípios, consórcios de municípios, comitês de bacias hidrográficas e o governo do Estado, isto é, os responsáveis pela gestão das águas.

Durante os dois dias de encontro, que acontecerá na Faculdade Feocruz (Osvaldo Cruz), representantes dos municípios vão conhecer e terão a oportunidade de aderir ao Pacto das Águas –SP, e assim enfrentar de forma direta e objetiva as duas maiores ameaças aos recursos hídricos - a escassez e a degradação da água.

"Ainda serão convidados a exercer suas responsabilidades públicas perante as mudanças climáticas e de encontrar mecanismos de preservação do planeta a partir de ações locais", disse o secretário municipal de Meio Ambiente, José Monteiro Nabas.

Para isso, são necessárias ações de coordenação local, conscientização direcionada à preservação dos recursos hídricos e, como resultado final, o reconhecimento dos municípios como verdes e azuis.

A abertura oficial do fórum Pacto das Águas em Osvaldo Cruz está marcada para às 09 horas desta quarta-feira, 30, no salão nobre da faculdade Feocruz, localizada na rua Chile, no Jardim das Bandeiras.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole