Polí­tica

38229

Novo presidente do Senado será eleito nesta quarta-feira

Votação tem início às 16 horas, com dois nomes na disputa, até o momento: Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT)

(Foto: Reprodução/Internet) (Foto: Reprodução/Internet)

BRASÍLA - Na volta do recesso parlamentar, o Senado decidirá nesta quarta-feira (1) o nome que comandará a Casa pelos próximos dois anos, durante votação que acontece a partir das 16 horas.

Até lá, de acordo com informações do portal G1, muitos partidos, inclusive o PT, se reúnem durante a manhã, para fazer articulações e decidir sobre o nome que apoiarão.

Até o momento, dois senadores estão na disputa para suceder Renan Calheiros (PMDB-AL): Eunício Oliveira (PMDB-CE) e José Medeiros (PSD-MT).

Mas os registros das candidaturas podem ser feitos até instantes antes da votação.

Eunício é tido como favorito, inclusive apoiado pelo presidente Michel Temer, enquanto José Medeiros sequer conta com o apoio do partido dele.

Os senadores de PP, PSD, PTB, DEM e PSB também já anunciaram apoio ao candidato do PMDB.

Veja abaixo algumas das atribuições do presidente do Senado:

- É o responsável por pautar os projetos que serão votados no plenário da Casa;
- Segundo na linha sucessória da Presidência da República (porque o país está sem vice-presidente), assume interinamente o Palácio do Planalto nas ausências do presidente Michel Temer e do presidente da Câmara;
- Presidente do Congresso Nacional, é o responsável por pautar as sessões conjuntas do Legislativo, formadas por deputados e senadores.
 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole