Polí­tica

50983

Mesários serão convocados por e-mail ou Whatsapp

Em Prudente, juntas, as Zonas Eleitorais devem convocar cerca de 2 mil pessoas, até 16 de setembro

NACIONAL - Os mesários serão convocados pelos cartórios eleitorais paulistas por e-mail e pelo aplicativo de mensagens Whatsapp, o que é uma novidade das eleições municipais de 2020. Em Presidente Prudente, juntas, as Zonas Eleitorais 101 e 402 devem convocar aproximadamente 2 mil pessoas, até o dia 16 de setembro, conforme a Emenda Constitucional 107. 
 
Eles atuarão como membros de mesas receptoras de votos e de apoio logístico para o primeiro e segundo turnos, onde houver.
 
Segundo o chefe de cartório da 101ª Zona Eleitoral, Fabiano de Lima Segalla, este é um processo novo, visto que até então os mesários eram convocados por meio de carta. Ele ressalta, no entanto, que a providência é necessária e será benéfica. “A informatização é uma tendência mundial, e esta será uma estratégia para utilizações futuras, quando necessário o contato mais rápido com estes mesários”. 
 
Ele ressalta que a função em si de convocar não é trabalhosa, a não ser pela dificuldade encontrada algumas vezes em reunir as informações de e-mail e telefone de cada um dos possíveis mesários. 
 
Em Prudente, apenas por motivos de reajustes técnicos, as convocações ainda não tiveram início, mas em breve os trabalhos devem ter sequência. Serão convocados aqueles que preferencialmente tiverem nível superior de ensino, ou pelo menos o ensino médio, e que não possuam problemas com a Justiça. 
 
Convocação virtual
 
De acordo com o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), para ser válida a convocação online, o destinatário deve confirmar de forma expressa o recebimento da mensagem em até três dias úteis. O procedimento será realizado por cada cartório eleitoral, por meio de perfis institucionais criados pelo TRE-SP. 
 
“A prioridade é que o procedimento seja feito online, sendo possível, entretanto, o envio de correspondência simples e o cumprimento de mandado por oficial de Justiça, quando frustradas as tentativas por mensagem eletrônica ou instantânea”, expõe o órgão.
 
SAIBA MAIS
 
A nova forma de convocação dos mesários, regulamentada na Resolução TRE-SP 493/2020, prevê, entre outros benefícios, uma maior satisfação dos eleitores, já que estão dispensados de comparecer ao cartório. 
 
A Justiça Eleitoral paulista prevê convocar 343.616 mesários e 87.864 apoios logísticos para trabalhar nas eleições municipais em todo o Estado. Destes, aproximadamente 2 mil apenas em Presidente Prudente. O cidadão que deseja trabalhar ser voluntário pode se inscrever no site do TRE-SP.
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
Fechar

Lista Telefônica Online

Preencha um dos campos abaixo e faça a consulta

Telefone

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole