Polí­tica

35327

Mazucato participa de audiência com Ministro da Saúde e debate destino do prédio da UPA

Outro assunto tratado foi liberação de verba para a Santa Casa de Osvaldo Cruz

BRASÍLIA - O prefeito de Osvaldo Cruz, Edmar Mazucato (PSDB, está em Brasília. Nesta quarta-feira, 29, ele esteve em audiência no Ministério da Saúde onde, entre outros assuntos, tratou sobre o término e destino do prédio da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Através da uma rede social, o prefeito confirmou que manteve audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros. "Tratamos de assuntos relacionados ao prédio da UPA e recursos para Santa Casa. A reunião foi agendada pela Amnap. Na pauta discutimos sobre o término do prédio da UPA e sua destinaão. Nossa proposta é que a construção seja utilizada para o novo Centro de Saúde. O ministro gostou da ideia. Vamos aguardar!

A ideia do prefeito é transferir o posto central de saúde para o prédio da UPA e o Centro de Saúde ser transformado em um centro de especialidades médicas, mas barra no fato do prédio da UPA ser uma obra federal.

Outras cidades na mesma situação

De acordo com o Portal Siga Mais, além de Osvaldo Cruz, Dracena, Adamantina e Tupã pasam por problemas relacionados aos prédios ou funcionamento das unidades de pronto atendimento.

Sem dinheiro para colocar em funcionamento as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) da região, prefeitos buscam uma alternativa junto ao Ministério da Saúde. Por isso nesta quarta-feira (29) houve a audiência, que debateu a viabilidade econômica ou não para operação das unidades instaladas em Dracena, Adamantina, Osvaldo Cruz e Tupã.

Dos quatros municípios, apenas Tupã está com a UPA em funcionamento, mas com dificuldades. Com despesa mensal de R$ 650 mil, a Unidade de Pronto Atendimento recebe apenas R$ 100 mil do Governo Federal, valor não reajustado desde 2012, apesar do crescimento da inflação e do aumento das despesas fixas, como salários e medicamentos.

Em Osvaldo Cruz o prédio da UPA está com obras paradas na região da antiga Fepasa.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole