Polí­tica

9073

Martinópolis ganha repercussão nacional negativa

Medidas do prefeito "Baixinho" são destaques no Jornal Nacional e no Mais Você de Ana Maria Braga

MARTINÓPOLIS - As medidas administrativas tomadas pelo prefeito de Martinópolis, Waldemir Caetano de Souza, o conhecido "Baixinho", ganharam repercussão nacional às avessas. O fato de Baixinho ter atrasado pagamentos de salários de cerca de 1 mil servidores e depois determinado o pagamento dos salários de acordo com a letra com que começa o nome de cada funcionário e ainda uma espécie de lei do silêncio entre os funcionários foram os motivos.

Quanto ao pagamento dos salários por ordem alfabética, ao invés de começar pela leta "A", o prefeito determinou o pagamento de trás para frente, ou seja, da letra "Z" para a letra "A". Detalhe: o prefeito, que recede um salário perto dos R$ 11 mil, tem o nome que começa com a letra "W", ou seja, foi um dos primeiros a receber.

Com isso, dos 1 mil funcionários municipais ainda restavam 218 funcionários da prefeitura sem receber os salários. O prefeito prometeu fazê-lo até a próxima quarta-feira, 27.

Não bastasse isso, o prefeito decretou silêncio entre os 1 mil funcionários. Um decreto proíbe que os funcionários públicos falem sobre assuntos pessoais, inclusive salário, façam reclamações ou organizem manifestações durante o horário de trabalho. Quem descumprir pode ser penalizado.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores da cidade, Maria Regina Leite, essa foi mais uma forma de coagir os funcionários e impedir possíveis reações. “Aqui é um país democrático, não um autoritarismo igual está sendo imposto pelo prefeito”, disse Leite.

A presidente do Sindicato dos Servidores de Martinópolis protocolou esta tarde, no Ministério Público do Trabalho em Prudente, uma denúncia contra a prefeitura por atraso de salários e pelo publicação do decreto.


Repercussão Nacional

O caso das medidas administrativas do prefeito Baixinho, de Martinópolis, ganharam repercussão nacional. O atraso nos pagamentos, a adoção do critério de inversão de ordem alfabética nos pagamentos e a lei do silêncio foram reportadas no Jornal Nacional da TV Globo e mereceu comentário até mesmo no programa "Mais Você" da apresentadora Ana Maria Braga, da mesma emissora.

Ontem, finalmente, o prefeito disse à TV Fronteira que as medidas sobre o pagamento dos salários pela ordem inversa foram de duas diretoras administrativas, que acabaram exoneradas. Mas não disse nada a respeito da lei do silêncio.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários

VALDEMIR ANSELMO

23/07/2011 às 07h05

TEM HORAS QUE EU ACHO QUE O NOSSO PAÍS É DA ÉPOCA DO CORONELISMO. ESTE PREFEITO PARA MIM É DOIDO, FAZER ESTES TIPOS DE DECRETOS EM PLENO SÉCULO 21. ONDE AS LEIS NOS PROTEGEM E NOS DÁ PLENOS DIREITOS E LIBERDADE DE EXPRESSÃO, VEM UM MALUCO DESTE FAZER DECRETO MUNICIPAL E AINDA TEM OS MAIS MALUCOS AINDA QUE CONCORDA COM ESTES TIPOS DE ATITUDES. EU SÓ SEI QUE SE FOSSE QUALQUER UM DE NÓS PROIBIR ALGUÉM DE SE MANIFESTAR, E OS ORGÃOS COMPETENTES FICASSEM SABENDO, NÓS COM CERTEZA SERÍAMOS PUNIDOS POR LEI. AGORA O QUE TINHA QUE FAZER COM ESTE PREFEITO É ENTRAR COM UMA AÇÃO CONTRA ELE, CAÇAR OS DIREITOS POLÍTICOS DELE, E FAZER RESPONDER NA JUSTIÇA ESTE ATO DESUMANO. ONDE JÁ SE VIU O FUNCIONÁRIO TRABALHAR E NÃO RECEBER, E AINDA FICAR CALADO. OU SEJA " EU VOU TE BATER, E VOCÊ VAI FICAR QUIETO". CAROS AMIGOS, AGORA ESTE PREFEITO WALDEMIR VEM FALAR EM PÚBLICO QUE EXONEROU DO CARGO OS RESPONSÁVEIS PELO DECRETO. OUTRA MENTIRA, QUE EU SAIBA,QUEM É RESPONSÁVEL POR DECRETOS É O PREFEITO, POIS É ELE QUEM ASSINOU CONCORDANDO COM ESTA IDIOTICE. OU ELE PODERIA PROCURAR AS PESSOAS ENTENDIDAS NO ASSUNTO E PROCURAR RESOLVER A SITUAÇÃO DE OUTRA MANEIRA, E NÃO NA AMEAÇA OU AMORDAÇA-LOS. ESTE PREFEITO TINHA QUE MORAR NO BELÉM DO PARÁ!!!!! FICA AQUI MEU PROTESTO EM UM PAÍS DE LIVRE DEMOCRACIA..

CLAUDIO RIBEIRO

23/07/2011 às 07h12

NA MINHA OPINIÃO, ESTE PREFEITO E TODA A CORJA DELE DEVERIA SER CONDENADOS. PENSO DESTA MANEIRA PORQUE NÃO EXISTE LEI QUE FAÇA O POVO SE CALAR, E PRINCIPALMENTE SE O POVO ESTIVER NO DIREITO O QUE É ESTA SITUAÇÃO. AGORA VEIO DIZER QUE CULPADOS SÃO AS DIRETORAS ADMINISTRATIVAS? MENTIROSO ELAS SÓ FIZERAM O QUE VOCE PEDIU CARA. E AINDA VAI FICAR NO PODER. ESTE POVO DE MARTINÓPOLIS ESTÃO FRITOS. PODEM APURAR, VAI COMEÇAR MANDAR GENTE EMBORA AOS POUCOS, ISTO SERIA UMA FORMA DE SE VINGAR, OU SEJA DEBAIXO DOS PANOS ESTARIA SE VINGANDO DE CADA UM QUE NÃO SE CALOU. FICA AQUI MINHA OPINIÃO. MINISTÉRIO PÚBLICO NESTE INDIVÍDUO SIM NESTE "CORONEL WALDEMIR".... INTRIGADO COM ISTO EU FICO..ETC

 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole