Polí­tica

37860

Infelizmente ainda existe preconceito com o sexo feminino, diz Gilma, única mulher eleita vereadora em Osvaldo Cruz

A tucana Gilma de Fátima Correia Martins, porém, já exerceu mandato legislativo entre 1993 e 1996

Gilma (ao centro) presidiu sessão solene de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro (Foto: Cristiano Nascimento/Cedida) Gilma (ao centro) presidiu sessão solene de posse dos eleitos no dia 1º de janeiro (Foto: Cristiano Nascimento/Cedida)

OSVALDO CRUZ - Vinte e quatro anos depois da primeira eleição, Gilma de Fátima Correia Martins, hoje no PSDB, volta à Câmara Municipal de Osvaldo Cruz como a mais votada deste pleito.

A servidora pública municipal, que trabalha no Centro de Saúde, exerceu o mandato de vereadora pela primeira vez entre 1993 e 1996. Depois de quase duas décadas fora da vida pública, voltou a disputar uma cadeira no Legislativo osvaldo-cruzense e conseguiu 996 votos, tendo sido a mais bem votada nas Eleições Municipais 2016.

Porém, entre os 13 vereadores, Gilma foi a única mulher eleita para a legislatura de 2017 a 2020. Na Comarca de Osvaldo Cruz, somente outras duas foram eleitas para o Legislativo: Sônia Gabau (PSDB), em Salmourão, e Hosana Martins (PSB), em Sagres.

Na visão de Gilma, a baixa representatividade feminina na política está ligada ao “preconceito com o sexo feminino”.

Jornal Cidade Aberta - A senhora foi a candidata eleita mais bem votada nas Eleições Municipais 2016 em Osvaldo Cruz. Como é voltar à vida pública com uma votação tão expressiva?

Gilma de Fátima Correia Martins - Primeiramente, agradeço a Deus pela alegria de ter conseguido tantos votos. Agradeço às 996 pessoas que confiaram e confiam em mim e tenho Fé em Deus que farei o melhor para o povo de Osvaldo Cruz dentro desses quatro anos de mandato.

JCA - A senhora foi vereadora entre 1993 e 1996. O que aponta como suas maiores conquistas daquele mandato?

Gilma - Tem coisas nessa vida que nós nos lembramos com alegria e com tristeza. Esse meu mandato de 1993 a 1996 teve mais tristezas do que alegrias, pois eu tinha projetos para fazer o melhor, mas não tive condições por muitos fatores que, infelizmente, abrangem a nossa política.

JCA - A senhora é uma das três únicas mulheres eleitas para o Legislativo na Comarca de Osvaldo Cruz (as outras duas são Sônia Gabau, do PSDB de Salmourão, e Hosana Martins, do PSB de Sagres), tendo sido a única eleita para a Câmara osvaldo-cruzense. Em sua opinião, qual a razão da baixa representatividade feminina na política regional? Qual a importância do engajamento da mulher na política?

Gilma - Infelizmente, em nosso país ainda existe preconceito com o sexo feminino, pois os maiores e melhores cargos em qualquer empresa ou repartição são dados aos homens. Na política não é diferente. Como mencionado, só três mulheres foram eleitas vereadoras [na Comarca]. E, concluindo, por sermos ótimas mães, esposas e donas de casa, por sabermos administrar e conduzir nossas famílias em cada dia é que fomos eleitas para compor o Legislativo de nossas cidades.

JCA - Qual trabalho espera desenvolver integrando a Câmara Municipal de Osvaldo Cruz a partir de 1º janeiro de 2017? Qual será o foco de sua atuação no Legislativo municipal?

Gilma - Pretendo olhar para todas as necessidades que nós enfrentamos todos os dias. Mas o meu foco será a área da Saúde, onde trabalho há muitos anos e sei bem o que é melhor para esse setor.

JCA - A senhora é membro do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), que possui em seu quadro representantes na Assembleia Legislativa paulista, na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. Como atrair investimentos políticos deles para Osvaldo Cruz?

Gilma - É fazendo um trabalho com propostas corretas e honestas, expondo as necessidades de nossa cidade, e não tenho dúvidas de que nosso Governo, tanto federal como estadual, atenderá prontamente todas as nossas reivindicações.

JCA - Como avalia a Câmara Municipal de Osvaldo Cruz eleita para a próxima legislatura?

Gilma - O povo de Osvaldo Cruz, como todo o povo brasileiro, quer renovação, sangue novo, como diz o ditado popular. Somos 13 vereadores, sendo apenas cinco reeleitos. Aproveito a oportunidade para parabenizá-los. Quero poder contar com os meus 12 amigos vereadores para fazermos, juntos, um Osvaldo Cruz cada vez melhor.

JCA - Como será a sua relação com o Poder Executivo osvaldo-cruzense?

Gilma - Tenho muita admiração pelo Edmar Mazucato, sua esposa Eliana, e também pelo Adilson Ballardini, tanto pessoal como profissionalmente. Trabalhar com eles é muito fácil, pois são pessoas honestas e que querem o melhor para a nossa cidade. Espero que todos nós, tanto prefeito como vereadores, esqueçamos os partidos políticos de cada um, porque o nosso partido de agora em diante chama-se Osvaldo Cruz e nós precisamos estar unidos para fazer o melhor para nossa cidade e seu povo.
 

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole