Polí­tica

13240

GARP Comunicação realiza Curso de Marketing Político

Curso de Marketing Eleitoral pretende preparar políticos para as eleições municipais deste ano

Este é ano de eleições municipais no Brasil e a disputa pelas Prefeituras e pelas cadeiras das Câmaras Municipais para os próximos quatro anos começa a se acirrar.

Mas, para garantir que a mensagem e as ideias serão repassadas ao eleitor de modo claro e satisfatório, os candidatos precisam estar preparados.

É por isso que a Garp Comunicação Integrada lança o curso de Marketing Político-Eleitoral com o jornalista e consultor em Marketing Político, Giuliano Panvéchio.

O evento será no dia 31 de março na Associação Comercial e Empresarial de Osvaldo Cruz (ACEOC) e terá vários temas relacionados às eleições deste ano e ainda ao dia a dia de candidatos ou pessoas que detenham mandatos como vereadores, prefeitos e vice-prefeitos, entre outros.

“Hoje o candidato que não estudar o eleitor e suas expectativas, comportamentos e como se relaciona com a cidade em que mora dificilmente terá sucesso. O curso oferece uma oportunidade do participante conhecer como chegar de forma organizada ao se apresentar ao eleitor. Planejamento e organização são fundamentais nessa hora”, comenta Panvéchio.

O conferencista Giuliano Panvéchio é jornalista, advogado, radialista, assessor de imprensa, atual diretor de Comunicação da Prefeitura de Osvaldo Cruz, editor-chefe do Jornal Cidade Aberta e do Portal Ocnet (www.ocnet.com.br) e consultor certificado pela Associação Brasileira dos Consultores em Marketing Político (ABCOP).

CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA CONCEDIDA AO JORNAL CIDADE ABERTA, EDIÇÃO 874 DE 16/03/2012:

Jornal Cidade Aberta - Quais as principais mudanças pelas quais o ‘jeito’ de fazer política passou nos últimos anos?

Giuliano Panvéchio - Campanha política não se faz mais com base em ‘achismo’, mas a cada ano com nível profissional quanto a técnicas e emprego de meios e veículos de comunicação, mas principalmente, nos candidatos conseguirem levar com eficiência até o eleitor suas propostas de trabalho

Jornal Cidade Aberta - Assim como na guerra, eleição é uma disputa por espaço. Qual a analogia entre os termos?

Giuliano - Os conceitos de guerra podem ser utilizados para eleições. Não no sentido irracional do termo, mas quem planeja melhor vence, respeitados é claro elementos como terreno (ambiente eleitoral), oportunidade e posicionamento. Quanto à disputa por espaço, saber onde e como atacar e preparar-se para defender são fundamentais.

Jornal Cidade Aberta - Além de ter uma interessante proposta de governo a prática do marketing político como técnica de persuasão é necessária pela conquista do espaço político? 

Giuliano - As pessoas confundem muito o termo “Marketing” com propaganda, publicidade ou mesmo comunicação. Marketing não é isso. O Marketing é definido por conceito como o “estudo do movimento do mercado”. Especificamente, o Marketing Eleitoral se presta a entender como está o eleitor, quais são suas expectativas para as eleições deste ano e nesse contexto preparar o candidato para, dentro de seu perfil, atender àquilo que o eleitor espera. Depois entram as ferramentas de comunicação para dizer isso aos eleitores e convencê-lo a votar. O marketing eleitoral vem sempre antes e permanece durante a campanha.

Jornal Cidade Aberta - Hoje os candidatos políticos sabem como utilizar as ferramentas de comunicação?

Giuliano - Sem a ajuda de um profissional ou equipe de profissionais em Marketing político ou mesmo técnicos na área, não. A comunicação está tão avançada e o público tão envolvido com os vários meios que é impossível lidar com uma campanha cada vez mais midiática. Acrescente-se a isto o advento “Internet”, onde há uma mudança crucial no que pode-se dizer como o formato clássico do processo de comunicação em que há um emissor, a mensagem e o receptor. Com a internet o emissor é receptor e vice-versa. Há um processo participativo e não imperativo de comunicação neste caso e o caso mais emblemático é a eleição do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e os últimos acontecimentos no Egito, onde a internet foi estratégica como ferramenta de mobilização social.

Jornal Cidade Aberta - O que será ministrado no curso de Marketing Político em Osvaldo Cruz?

Giuliano - Nosso objetivo não é ensinar ninguém. Cada cidade é um caso específico, com suas particularidades e personagens. Não existe uma fórmula mágica, mas as técnicas mais eficazes estão aí utilizadas e esta é a nossa proposta: repassar aos participantes as noções do marketing político, como empregar cada uma dessas ferramentas. Fazendo uma analogia, é como quando se vai a um médico. Há a análise, o diagnóstico, o tratamento e depois é possível ter um prognóstico. Sem isso, é como dar um tiro no escuro.

Jornal Cidade Aberta - Em sua opinião, o que é fundamental que o político que pretende disputar uma eleição tenha em mente?

Giuliano - O que as pessoas que têm pretensões políticas como candidatos ou mesmo os comunicadores ou outros profissionais que pretendam trabalhar em campanhas eleitorais neste e em outros anos devem ter em mente é que o mundo mudou. Hoje tem poder quem detém a informação. E saber como fazer chegar informação ao eleitor é fundamental na realidade midiática em que estamos inseridos. Candidato que se prepara tem futuro e sabe aonde quer chegar, candidato que não se prepara tem destino.

Jornal Cidade Aberta - Como participar do curso?

Giuliano - Os interessados podem fazer suas inscrições na Garp Comunicação Integrada, na rua Noguti, 28, Jardim Bela Vista, pelo telefone (18) 3528-7132 ou também através do e-mail: garp@ocnet.com.br. O curso será no dia 31 de março das 9h às 12h e das 13h às 17 horas no auditório da ACEOC.

Daniel Torres
Janâine Araújo

Fotos:

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole