Polí­tica

38118

Filho repete práticas que levaram à cassação do pai, aponta sentença

Júlio Omar Rodrigues perdeu o mandato em 2015 por compra de votos. Justiça cassou os diplomas do prefeito e do vice, em Presidente Bernardes

Luccas Inague Rodrigues e Júlio Omar Rodrigues (Foto: Reprodução/Facebook) Luccas Inague Rodrigues e Júlio Omar Rodrigues (Foto: Reprodução/Facebook)

PRESIDENTE BERNARDES - Na sentença em que cassou o diploma do prefeito de Presidente Bernardes, Luccas Inague Rodrigues (PP), o juiz da 165ª Zona Eleitoral, Vinícius Peretti Giongo, aponta que o mesmo “modus operandi” revelado pela investigação que resultou na condenação do atual chefe do Poder Executivo já havia sido adotado pelo pai dele, o ex-prefeito Júlio Omar Rodrigues, que perdeu o mandato, em 2015, “justamente pela prática de compra de votos”.

“Há de se apontar que o modus operandi revelado pela investigação conexa e instrução processual já foi empregado pelo genitor de Luccas, Júlio Omar Rodrigues, que veio a ter seu mandato cassado justamente pela prática de compra de votos. Assim, embora, por razões óbvias, o filho não possa e não deva responder pelos pecados do pai, o acervo probatório é firme em apontar que práticas similares, quiçá, idênticas às utilizadas por Júlio também o foram na campanha de Luccas, que resultou igualmente contaminada”, afirma o magistrado na decisão proferida nesta segunda-feira (23).

A sentença de Vinícius Peretti Giongo cassou os diplomas do prefeito Luccas Inague Rodrigues e do vice-prefeito Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo (PP), ambos condenados por captação ilícita de sufrágio durante a campanha eleitoral de 2016. Além disso, o juiz ainda aplicou uma multa de R$ 10.641, o equivalente a dez mil Unidades Fiscais de Referência (Ufirs), a cada um dos políticos, que foram alvos de uma representação eleitoral movida pelo Ministério Público.

Após o trânsito em julgado da sentença, caso seja confirmada em eventual recurso, o juiz ordenou a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito em Presidente Bernardes.

A chapa formada por Luccas Inague Rodrigues e Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo venceu as eleições municipais de 2016, em Presidente Bernardes, com 3.932 votos, o equivalente a 47,96% dos votos válidos.

Júlio Omar Rodrigues, que é pai de Luccas Inague Rodrigues, foi eleito três vezes para o cargo de prefeito de Presidente Bernardes, em 1988, 1996 e 2012. No entanto, ele não conseguiu cumprir o último mandato integralmente, após ser condenado por compra de votos pela Justiça Eleitoral. O vice-prefeito na época, José Lúcio Cauneto (PSB), assumiu o comando do Poder Executivo em abril de 2015 e concluiu o governo até o fim de 2016, no lugar de Rodrigues.

Outro lado

O G1 tentou contato, na manhã desta terça-feira (24), com o prefeito Luccas Inague Rodrigues e o vice-prefeito Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo, na Prefeitura de Presidente Bernardes, entretanto, foi informado de que ambos não estavam no Paço Municipal.

Já a advogada que representa os dois, Silvia Helena Ferreira de Faria Negrão, informou ao G1 que a defesa não foi notificada sobre esta decisão e que só se pronunciará quando souber o teor do documento.

O G1 também entrou em contato com Júlio Omar Rodrigues, pai de Luccas Inague Rodrigues. Ele alegou que não tem conhecimento sobre o teor da decisão. “Eu não tive acesso aos autos desta sentença, pois estou acompanhando as informações de longe. Quando eu souber do conteúdo da mesma, irei me pronunciar sobre o fato”, ressaltou.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole