Polí­tica

50109

Eleições: prazos do TSE terminam nesta sexta e sábado

Até lá, os candidatos precisam seguir algumas regras para concorrer ao pleito.

NACIONAL - A pandemia do coronavírus alterou o modo do brasileiro estudar, trabalhar e se divertir, mas os prazos do calendário eleitoral do TSE, o Tribunal Superior Eleitoral, deste ano estão mantidos. É bom lembrar que as eleições municipais estão marcadas para os dias 4 e 25 de outubro. Até lá, os candidatos precisam seguir algumas regras para concorrer ao pleito.

Esta sexta-feira é o último dia para que os vereadores que vão concorrer à reeleição ou ao cargo de prefeito possam mudar de partido, sem perder o mandato que ocupam. Eles tiveram um mês para fazer essa troca que começou em 5 de março.
 
Sábado, quando faltarão seis meses para o primeiro turno das eleições, será o último dia para que novas legendas, que desejem participar do pleito deste ano, sejam registradas no TSE.  Nesse mesmo dia, termina o prazo para os partidos políticos aprovarem a filiação de seus candidatos. E esses deverão obrigatoriamente ter domicílio eleitoral no local onde desejam concorrer às eleições.
 
Possivelmente, o partido que o presidente Jair Bolsonaro tenta criar - o Aliança pelo Brasil - não terá nenhum candidato concorrendo em outubro. Isso porque são necessárias 500 mil assinaturas reconhecidas em cartório, número ainda não alcançado. Por isso, ainda não há filiados oficiais. O anúncio do partido ocorreu no dia 12 de novembro de 2019, quando Bolsonaro saiu do PSL, o Partido Social Liberal.
 
Voltando aos prazos da eleição deste ano, termina também no sábado, dia 4, o prazo para que o presidente da República, governadores e prefeitos renunciem aos respectivos mandatos para tentarem outros cargos nas eleições municipais deste ano
 
Castilho 430 (política) - 03/04/2020
Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole