Polí­tica

46822

Com medo de ameaças, Jean Wyllys, do PSOL, desiste de mandato e deixa o Brasil

'Quero cuidar de mim e me manter vivo', afirma deputado federal eleito pelo Rio

NACIONAL - O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), eleito para seu terceiro mandato, vai desistir de assumir o cargo e deixar o Brasil. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo, que entrevistou o político baiano.

De férias fora do país, o parlamentar informou que não pretende retornar e seguirá com sua carreira acadêmica - ele é formado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Wyllys vive com escolta policial desde que sua colega de partido Marielle Franco foi assassinada, em março do ano passado. Na entrevista, ele lembra de uma conversa que teve com Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. "O Pepe Mujica, quando soube que eu estava ameaçado de morte, falou para mim: 'Rapaz, se cuide. Os mártires não são heróis'. E é isso: eu não quero me sacrificar",diz.

Ele fala também que as informações recentes de que o ex-PM que é suspeito de chefiar a milícia responsável pela morte de Marielle estaria ligado ao senador eleito Flávio Bolsonaro também influenciaram a decisão. "Me apavora saber que o filho do presidente contratou no seu gabinetea esposa e a mãe do sicário", diz. "O presidente que sempre me difamou, que sempre me insultou de maneira aberta, que sempre utilizou de homofobia contra mim. Esse ambiente não é seguro para mim", acredita.

Jean foi o primeiro parlamentar assumidamente gay a levar questões da agenda LGBT ao Congresso Nacional. Nas redes sociais, ele é dos alvos preferenciais de grupos conservadores. Ele diz que a decisão não foi fácil e que ainda não sabe ao certo para onde vai, ironizando: "Eu acho que vou até dizer que vou para Cuba".

O político fez uma publicação no Facebook. "Quero cuidar de mim".

Projetec 38 (política) - 24/01/2019

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole