Polí­tica

38649

Câmara rejeita transformação do Dia da Consciência Negra em feriado

Proposta foi rejeitada por maioria do plenário

Proposta do vereador Bitinha foi rejeitada por 10x3 (Foto: reprodução site da Câmara de Osvaldo Cruz) Proposta do vereador Bitinha foi rejeitada por 10x3 (Foto: reprodução site da Câmara de Osvaldo Cruz)

OSVALDO CRUZ - A Câmara de Osvaldo Cruz rejeitou na noite desta segunda-feira, 6, a proposta do vereador Luis Ricardo Spada Bonfim, o Bitinha (PSDB), de transformar o “Dia da Consciência Negra”, comemorado anualmente no dia 20 de novembro, em feriado municipal.

Foram contrários ao projeto dez dos 13 vereadores. Votaram a favor da medida, além do próprio Bitinha, os vereadores Exclusivo (PDT) e Álvaro Bellini (PP).

O projeto

Além de transformar em feriado municipal, o Dia da Consciência Negra, segundo o projeto, deveria seguir outras diretrizes, que constam nos Artigos 2º e 3º:

Art. 2º - Além do Feriado Municipal, o Município através de suas Secretarias e/ou Departamentos de Cultura e Educação, deverão promover no dia, atos públicos de conscientização e da importância da referida data.

Art. 3º - Nos dias que antecederem o Dia da Consciência Negra, as unidades da rede municipal de ensino público deverão promover atividades destinadas a resgatar a importância social, histórica e cultural do negro na formação do Brasil contemporâneo.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.

A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole