Polí­cia

35336

Quadrilha de tráfico internacional usa ramificação na região

Operação cumpriu mandados judiciais em Martinópolis e Presidente Prudente

REGIONAL -  A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quarta-feira (29), em Martinópolis e Presidente Prudente, mandados judiciais relacionados à Operação Quijarro, que foi deflagrada para desarticular uma organização criminosa internacional de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.

Em Presidente Prudente, foram cumpridos dois mandados de prisão, um de condução coercitiva e um de busca. Já em Martinópolis, foram quatro mandados de prisão e cinco de busca.

Conforme a corporação, ao todo, foram presos um homem em Presidente Prudente e quatro em Martinópolis. Um ainda está foragido. Além disso, foram apreendidos caminhões e outros veículos.

A Polícia Federal informou que os presos no Oeste Paulista integravam a transportadora que fazia o deslocamento da cocaína e organizava o transporte da droga em fundos falsos nos caminhões, situação que era acobertada por cargas legais.

De acordo com a PF, o grupo atuava nos estados do Mato Grosso do Sul, do Paraná e de São Paulo. Com o envolvimento de 150 policiais federais, a operação também teve ordens judiciais a cumprir nas cidades de Londrina (PR), Araucária (PR), Corumbá (MS) e São Paulo (SP). No total, foram 81 mandados judiciais, com 14 de prisão preventiva, 17 de busca e apreensão em imóveis, 43 de busca e apreensão de veículos e sete de condução coercitiva.

De acordo com as investigações, que começaram em janeiro de 2015, um dos grupos responsáveis pela logística do transporte da cocaína estava instalado na cidade de Londrina (PR), com ramificações no Brasil, na Bolívia, na Colômbia e na Espanha.

A Polícia Federal, em cooperação internacional com a polícia boliviana, conseguiu realizar a prisão dos traficantes mais procurados daquele país, responsáveis pelo ingresso de duas toneladas de cocaína por mês no Brasil.

A cocaína era transportada em caminhões e carretas com fundos falsos especialmente preparados para o transporte da droga, utilizando-se da simulação de cargas lícitas para driblar a fiscalização, bem como de motoristas que já tinham conhecimento de que carregavam a substância entorpecente.

Durante os trabalhos, mais de três toneladas de cocaína foram apreendidas, cerca de US$ 10 milhões foram sequestrados do núcleo boliviano e foram identificados no Brasil os imóveis que eram utilizados como entrepostos para o carregamento, o descarregamento e a confecção de “fundos falsos”.

Foram sequestrados até o presente momento sete imóveis no Brasil e bloqueadas diversas contas bancárias dos investigados.

Os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, associação para o tráfico, falsificação de documentos públicos e privados, furto, roubo, homicídio e organização criminosa, com penas somadas que passam de 20 anos de prisão.

A denominação Operação Quijarro é uma referência ao fato de que a organização criminosa investigada efetuava o ingresso da cocaína no Brasil através da cidade de Puerto Quijarro, na Bolívia, que fica na fronteira com Corumbá (MS).

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole