- Atualizado em 11:07

Polí­cia

45705

Possível resgate de lideranças do PCC leva Justiça a fechar aeroporto da cidade e a trazer Tropa de Choque e Rota à região

Ordem judicial foi cumprida nesta quarta-feira pela Prefeitura de Venceslau

PRESIDENTE VENCESLAU - O Serviço de Inteligência das Policia Civil e Militar juntamente com o Comando da PM e Secretária de Segurança Pública de São Paulo interceptaram ontem (10) informações de que poderiam ocorrer uma série de explosões em vias de acesso, agências bancárias e possivelmente um Posto de Combustíveis e até na Santa Casa de Presidente Venceslau.

O clima entre os moradores de Presidente Venceslau durante todo o dia de ontem era de curiosidade e  insegurança. Viaturas do GAC (Grupo de Artilharia de Campanha), GOE (Grupo de Operações Especiais) e a Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) circulavam pelo município, o que fez com que diversas informações surgissem em redes sociais sobre supostos confrontos entre bandidos e autoridades.

Mob Bom 19 (polícia) - 11/10/18

O juiz Gabriel Medeiros, corregedor da Penitenciária Maurício Henrique Guimarães Pereira, conhecida como P2, determinou o isolamento do aeroporto municipal, a fim de evitar um possível resgate de membros de uma facção criminosa da unidade, que fica próxima ao local, após interceptações telefônicas. “A medida se torna necessária, pois evitará problemática maior”.

O documento com o pedido foi encaminhado ontem ao prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonçalez (PSD). O juiz esclareceu ter recebido informações acerca de uma possível movimentação arquitetada pelo PCC (facção criminosa Primeiro Comando da Capital), que age dentro e fora de presídios paulistas.

“Há enorme preocupação com o aeroporto municipal, pois está muito próximo ao estabelecimento prisional, permitindo logística para atuação da referida organização”. Desta forma, e ciente da problemática que a ação poderia causar, Gabriel determina que o município tome providências que isolem fisicamente a pista do aeroporto, a fim de impedir pousos e decolagens pelo prazo inicial de 20 dias.

Venceslau recebeu ontem (10) 150 policiais, divididos entre 50 do GAC, 50 do GOE e outros 50 da Rota. “O prefeito já determinou a tomada de providências. A Prefeitura vai promover, juntamente com a Polícia Militar, a interdição da pista do aeroporto. Já foi providenciada comunicação da medida para a Anac [Agência Nacional de Aviação Civil], para comunicação nacional da interdição temporária”.

A Polícia Militar confirmou que realizou operações, ontem, em Venceslau, com o emprego de recursos do Comando de Policiamento de Choque, mas não mencionou o possível resgate de membros do PCC . “Trata-se de uma operação programada, dentro da agenda daquele comando, com o objetivo de reduzir indicadores de crimes patrimoniais”. E ressaltou que o treinamento da tropa de choque é “constante e periódico e ocorre rotineiramente, tendo em vista que deve estar apta e preparada para ser empregada em todo o território do Estado de São Paulo, quando a situação assim exigir”.

Por sua vez, a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), por telefone, afirmou que não se posicionaria sobre o caso.

Dê sua opinião

Não serão aceitas mensagens com conteúdo calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade, ou que desrespeite a privacidade alheia;


Comentários
 
 
 
Fechar
Rádio Califórnia Rádio Clube Rádio Max Rádio Metropole